Investir em máquinas agrícolas é um passo importante para as fazendas que querem aumentar a sua eficiência, mas é preciso fazer a gestão de máquinas agrícolas para que as operações no campo resultem em um melhor rendimento operacional. Essa gestão de máquinas agrícolas diz respeito a toda preservação e preparação para o trabalho. Venha entender mais!
Para quem possui grandes extensões de áreas plantadas ou para pequenas propriedades rurais, as máquinas agrícolas se tornam ativos estratégicos para o campo. Do plantio à colheita, o emprego desses equipamentos torna a produção de alimentos mais eficiente, econômica e com custos menores.
A partir da introdução de máquinas agrícolas, o agronegócio se tornou mais competitivo, conseguiu ter ganhos em tempo e também facilitou a entrada de outros tipos de tecnologia. Entretanto, não basta apenas investir no equipamento, é preciso fazer a gestão de máquinas agrícolas.
A gestão de máquinas agrícolas diz respeito à eficácia do equipamento no campo e, mais que isso, tem influência no rendimento operacional. Afinal, máquinas bem cuidadas trazem retorno do investimento, além de conseguir reduzir os gastos.
Para isso, o produtor rural pode contar com a tecnologia para fazer o acompanhamento e preservação do maquinário. E por onde começar a gestão de máquinas agrícolas na propriedade rural?
Neste texto, você entenderá sobre a gestão de máquinas agrícolas e a sua importância para as fazendas, associando os cuidados também à manutenção da máquina. Em destaque, vamos falar sobre como usar a tecnologia a favor da gestão da frota.
Como funciona a gestão de máquinas agrícolas nas fazendas?
Aquisição de peças, necessidade de manutenções ou troca de componentes, administração de combustível e preparação da máquina para os trabalho. Quando o produtor rural investe na aquisição de máquinas agrícolas, existe todo um trabalho por trás para o equipamento gerar retornos efetivos.
Como você pode perceber, não basta apenas comprar equipamentos e esperar colher grandes frutos com isso, é fundamental administrar esse recurso vital para as propriedades rurais. Mas, o que significa fazer a gestão de máquinas agrícolas?
A gestão da frota nada mais é que administrar esse recurso visando a sua preservação, o seu emprego eficiente e um bom retorno para a fazenda, com relação também aos custos envolvidos.
A gestão da frota amplia a administração já feita pelo produtor rural em sua fazenda e pode inclusive contribuir para o sucesso da lavoura. Para isso, o produtor pode contar com tecnologias que facilitam essa gestão, inovações essas que estão embarcadas na própria máquina agrícola.
O ideal é que os dados estejam todos centralizados em um único lugar para facilitar o acesso às informações e a gestão desse recurso.
Por que é importante fazer a gestão de máquinas agrícolas?
Em muitas fazendas, o emprego de máquinas agrícolas é um dos maiores ativos do negócio rural. Muitos produtores precisam recorrer a linhas de crédito agrícola, consórcios ou outros meios para a aquisição desse bem.
Por isso, a gestão de máquinas agrícolas é uma forma de cuidar da preservação desse bem e com isso obter bons retornos com esse investimento.
No blog da Unapel, você ainda encontra diferentes formas de aquisição de máquinas agrícolas, como os consórcios e programas governamentais, e seus benefícios. Clique aqui para conhecer mais!
Mais os benefícios não param por aí, com a gestão de máquinas agrícolas, o produtor rural:
- Tem operações otimizadas e com melhor rendimento
Quando o produtor rural investe em uma máquina agrícola, um dos seus objetivos é ter ganhos em produtividade. De fato a mecanização da lavoura possibilitou a produção em larga escala, principalmente por conseguir fazer mais e utilizar menos recursos.
Contudo, se na rotina do campo, o produtor não adota nenhum cuidado preventivo ou realiza manutenções, muito provavelmente a máquina irá perder em rendimento e isso compromete toda a dinâmica da operação.
Com a gestão desse patrimônio, é possível adotar uma rotina de cuidados. Mais que isso, saber o momento certo para levar a máquina para manutenção, contribuindo para a sua vida útil.
- Garante um bom retorno sobre o investimento
Ao investir em uma ferramenta, tecnologia ou qualquer outro ativo para o negócio rural, é preciso colher o retorno. Afinal, é um recurso importante para a fazenda continuar crescendo e produzindo com qualidade.
Essa administração do recurso é justamente para garantir que a máquina agrícola mantenha um bom rendimento operacional e garanta retornos para a fazenda. Por isso, a gestão de máquinas agrícolas também diz respeito à administração do patrimônio do negócio.
- Contribui para a eficiência da operação e a vida útil do equipamento
A eficiência das operações também é sinônimo de uma máquina agrícola bem preparada e, consequentemente, maior produtividade no campo. Sem contar também que as adequações e cuidados são essenciais para aumentar a vida útil do equipamento.
Uma máquina agrícola com a manutenção em dia, bem regulada, com o percurso planejado e operada por mão de obra qualificada tem o que é preciso para um bom fluxo operacional na fazenda. No entanto, não há como ter essas informações sem fazer a gestão de máquinas agrícolas.
- Pode realizar o uso inteligente de recursos
A gestão de máquinas agrícolas não traz benefícios somente para os maquinários, mas também para o negócio rural, que consegue aperfeiçoar o uso de insumos e recursos na fazenda, bem como aumentar a produtividade na lavoura.
Como a gestão está relacionada a eficiência, melhor retorno e redução de custos, os processos operacionais também são aperfeiçoados, com ganhos significativos para a própria lavoura.
Esses são apenas alguns dos principais benefícios da adoção da gestão de máquinas agrícolas nas fazendas, fazendo com que o produtor rural tenha uma melhor relação com o seu bem.
Além disso, uma etapa indispensável na gestão é a conservação da máquina agrícola. Isso inclui as rotinas de manutenção em períodos determinados, que você entenderá no próximo tópico.
Qual o papel da manutenção preventiva na gestão de máquinas agrícolas?
A manutenção que ocorre de tempos em tempos, com reposição de peças e demais componentes, é um processo comum de toda máquina agrícola empregada no campo. Além de recomendada pelo fabricante, desempenha um papel fundamental para a conservação do maquinário.
É através da manutenção que o produtor evita paradas repentinas da máquina, a perda de eficiência e gastos maiores com vistorias corretivas. Outro ponto de junção entre a manutenção preventiva e a gestão de máquinas agrícolas é a sua antecedência.
Por se tratar de períodos programados, o produtor rural consegue investir com antecedência nesse custo e até mesmo agendar com o profissional uma data. Isso é muito importante nos períodos de maior procura por manutenção, evitando que a máquina fique parada.
No período entressafra é muito comum que os produtores rurais aproveitem esse tempo para fazer a revisão em sua frota agrícola, para que tudo fique pronto antes mesmo de uma nova lavoura iniciar. Saiba como esse período pode ser estratégico na sua fazenda!
Como a tecnologia pode contribuir na gestão de máquinas agrícolas?
Quando uma lavoura se inicia, muitas demandas chegam. Assim, é comum deixar de lado a gestão das máquinas agrícolas. Contudo, esse descuido pode ser muito prejudicial para o negócio rural.
Outro desafio na gestão de máquinas agrícolas é a necessidade de concentrar as informações em um único lugar, isso demanda tempo e organização. Entretanto, a tecnologia pode contribuir muito nesse sentido.
Um grande exemplo disso é o Opere+, uma solução do ecossistema AGXTEND, parceiro também da Unapel. Com a tecnologia, é possível aperfeiçoar a gestão de máquinas agrícolas através do celular, acessando em tempo real o desempenho do maquinário agrícola.
Desenvolvido para todos os tipos de produtores, de pequenos a grandes, com a tecnologia é possível acompanhar a velocidade de deslocamento da máquina, o seu percurso, monitorar o abastecimento, manutenções e ainda o tempo de trabalho.
O aplicativo está disponível para iOS e Android e é parte do compromisso de democratizar e ampliar a digitalização do campo. Conheça aqui!
Gestão que aprimora a produtividade
Fazer a gestão de máquinas agrícolas e saber conciliar com outras tarefas igualmente importantes pode ser complexo, ainda mais por ser algo que necessita de organização e gestão de tempo do produtor.
Com a tecnologia eficiente, é possível aprimorar a administração do maquinário e ainda concentrar informações relevantes em um único lugar, além de acessar tudo remotamente.
Agora que você entendeu como funciona a gestão de máquinas agrícolas e como utilizar ferramentas do nosso cotidiano para auxiliar a implementação da gestão na sua fazenda, venha saber mais sobre a revisão de máquinas agrícolas.
FONTES:
Climate Fieldview – https://blog.climatefieldview.com.br/
CHB Agro – https://blog.chbagro.com.br/
Aegro – https://blog.aegro.com.br/
AGXTEND – https://agxtend.com.br/