BLOG | UNAPEL

Consórcio de máquinas agrícolas: tudo o que você precisa saber

Para os produtores rurais que querem investir na mecanização da sua fazenda, um dos desafios é encontrar soluções que sejam viáveis financeiramente. Por isso, uma alternativa atrativa são os consórcios de máquinas agrícolas que podem auxiliar os agricultores a ter um maquinário atualizado, suprindo necessidades do empreendimento rural, proporcionando economia de custos e flexibilidade. Venha saber mais!

 

A busca pelo aumento da rentabilidade da lavoura e o crescimento da produtividade motiva os produtores rurais a investir cada vez mais no emprego de máquinas agrícolas. As tecnologias embarcadas e inovações contribuem principalmente para solucionar os desafios do campo.

 

Um exemplo disso é a utilização de recursos de maneira inteligente, que permite administrar com maior precisão a quantidade de insumos em cada ponto do talhão. Essa é apenas uma das tecnologias presentes nas máquinas agrícolas.

 

Esse ecossistema de inovação e sustentabilidade faz com que o investimento em máquinas agrícolas tenham um bom retorno para as fazendas.

 

Entretanto, muitos agricultores não possuem recursos financeiros disponíveis para investir nos melhores equipamentos sem comprometer a saúde financeira de seus negócios rurais. Por isso, formas de financiar esse investimento atraem produtores. Esse é o caso do consórcio de máquinas agrícolas.

 

No entanto, como saber qual o momento certo para investir no consórcio de máquinas agrícolas e se vale mesmo a pena esse tipo de aquisição de equipamento?

 

Neste artigo, você entende como funciona um consórcio agrícola e como ele é uma modalidade de compra vantajosa em comparação a outras opções do mercado. Além disso, conheça mais sobre o consórcio de máquinas da Unapel!

 

Como funciona o consórcio de máquinas agrícolas?

 

Não é surpresa para ninguém que as máquinas agrícolas trazem retorno para as fazendas. Contudo, o processo de mecanização das fazendas precisa envolver muito planejamento, principalmente, quando se deseja entender sobre as melhores vantagens de cada modalidade de compra.

 

A iniciativa privada e o governo possuem linhas de crédito que auxiliam os produtores rurais na aquisição de máquinas, mas esses modelos podem apresentar taxas de juros que comprometem a viabilidade da compra pelo produtor.

 

Outra modalidade de compra bem conhecida é o consórcio de máquinas agrícolas, que funciona como uma compra parcelada, feita de forma conjunta. Ou seja, um grupo de produtores rurais se unem para adquirir um bem.

 

Neste caso, é definido o valor total do produto e a cada mês um produtor é contemplado com a carta de crédito. Dessa forma, quando o produtor decide participar de um consórcio, ele precisa pagar mensalmente parcelas fixas e se torna cotista.

 

Além disso, como o valor do bem possui reajuste de preços, as parcelas do consórcio também são reajustadas anualmente para que o produtor não receba uma carta de crédito com valor desatualizado.

 

O grande diferencial do consórcio de máquinas agrícolas é comprar o bem à vista sem os juros que normalmente se paga no financiamento. Na verdade, a taxa do consórcio repassada pela administradora é significativamente menor do que os juros praticados no mercado.

 

Além da taxa de administração, alguns consórcios agrícolas ainda possuem taxas de adesão, seguro e fundo de reserva, que podem variar de acordo com a administradora do consórcio.

 

Por que o consórcio de máquinas agrícolas é uma modalidade atrativa?

 

Entre as modalidades de compra de máquinas agrícolas, o consórcio injetou mais de R$ 12 bilhões nos últimos 5 anos. Entre o ano de 2019 e junho de 2023, essa modalidade cresceu 350%. O que os números dizem é que cada vez mais produtores confiam no consórcio de máquinas agrícolas para a aquisição de maquinários e implementos agrícolas.

 

Mas por que essa modalidade de compra é atrativa? Confira os principais benefícios.

  • Previsibilidade financeira

Com as mudanças no mercado, as oscilações de preço dos produtos agrícolas e o aumento dos insumos, ter uma previsibilidade financeira é fundamental para o crescimento do negócio rural. Diante disso, saber exatamente o que irá pagar e a transparência do real custo do bem garantem maior segurança para o produtor.

 

Pelo consórcio de máquinas agrícolas, o produtor sabe qual o valor da carta de crédito, o valor das mensalidades, o reajuste feito anual e quais são os valores das taxas. Dessa forma, o empreendedor rural terá uma previsibilidade de custo maior.

  • Não compromete a saúde financeira da fazenda

Ainda sobre previsibilidade financeira, outro benefício do consórcio de máquinas agrícolas é o menor impacto na saúde financeira do negócio. Isso acontece justamente por ser um tipo de compra programada, na qual o produtor rural sabe muito bem o valor das parcelas.

 

Dessa forma, o valor do investimento do bem é diluído pelo tempo do consórcio e o produtor rural consegue investir na mecanização, mantendo um fluxo de caixa saudável, com a possibilidade de criar uma reserva financeira para imprevistos e também arcar com seus outros custos.

  • Investimento em bens de alto rendimento

Além de ser um passo importante para iniciar o processo de mecanização nas fazendas, no qual, geralmente, o produtor inicia adquirindo um trator e posteriormente outras máquinas agrícolas, o consórcio de máquinas também é uma oportunidade de investir em equipamentos de alto rendimento.

 

Isso porque é possível modernizar toda a frota agrícola e investir na aquisição de máquinas com novas tecnologias, ferramentas e inovações patenteadas. Afinal, máquinas já defasadas se tornam bastante custosas para o negócio rural.

  • Planejamento e menos burocracia

Quando alta, a taxa de juros impacta também o produtor rural que pensa em financiar seu maquinário, se tornando mais um desafio para quem deseja mecanizar sua fazenda. Por isso, a busca pelo consórcio agrícola vem crescendo nos últimos anos.

 

Com taxas bem reduzidas e um planejamento de compra maior, os cotistas também encontram uma carga burocrática muito menor, sem dor de cabeça para investir em sua fazenda. A segurança ao saber exatamente o valor das parcelas também proporciona um ambiente de maior confiança e transparência.

 

Esses são apenas alguns dos principais benefícios que o consórcio de máquinas agrícolas proporciona para o produtor rural e o seu negócio rural, principalmente por ser uma modalidade de compra que não conta com montantes finitos para as linhas de crédito.

 

Além disso, muitas concessionárias já possuem seus consórcios em parceria com as instituições financeiras, o que facilita ainda mais o processo de contratação.

 Mecanização e consórcio de máquinas agrícolas

O consórcio de máquinas agrícolas contribui para a mecanização do setor e também abre oportunidades para o aumento de tecnologias nas fazendas.

Como saber qual é a hora de investir no consórcio de máquinas agrícolas?

 

Muitos negócios rurais estão em diferentes momentos de produção, mas todo gestor de propriedade tem o desejo de crescer. Por isso, situações como:

 

  • Processos com perdas na qualidade do produto agrícola ou na produtividade;
  • Maiores custos com as máquinas já empregadas no processo produtivo;
  • Trabalhos manuais que envolvem a contratação de muita mão de obra e são custosos para o produtor;
  • Perda na produtividade;
  • Atrasos na produção, com comprometimento nas entregas da lavoura;
  • Desperdício de insumos no momento de aplicação do campo;
  • Pouca gestão do tempo e demandas que são mais demoradas;

 

Situações como essas podem comprometer a qualidade, produtividade e ainda trazer prejuízos para a lavoura, além de serem indícios de que o produtor rural deve investir na mecanização ou renovação da sua frota agrícola.

 

Vale lembrar que tecnologias defasadas em máquinas agrícolas também são custosas para a fazenda e ocasionam perda de rendimento operacional, maiores custos com manutenção e reposição de componentes e menor retorno para a fazenda. No blog da Unapel, você entende sobre o processo de renovação da frota agrícola!

 

Quais os diferenciais do consórcio de máquinas agrícolas da Unapel?

 

Como você viu por aqui, muitas concessionárias possuem parcerias com instituições financeiras para facilitar o acesso à aquisição de máquinas e implementos agrícolas através do consórcio de maquinário. A Unapel, concessionária autorizada New Holland, é uma delas.

 

Além de facilitar a aquisição de máquinas da New Holland, uma das maiores marcas do mercado, o produtor rural ainda tem acesso a uma área de membros, onde pode acompanhar todas as informações do seu consórcio, ter uma cópia do contrato, acessar as parcelas e ter dados das assembleias. Tudo reunido em um único lugar.

 

Dessa forma, o produtor tem mais segurança e transparência em todo o processo de consórcio, além de conseguir consultar as informações sempre que desejar.

 

Os consórcios da Unapel também contam com planos nos quais o produtor consegue adquirir a sua máquina e ainda ter fluxo de caixa para investir em outras áreas da sua fazenda, oferecendo parcelas já planejadas e sem comprometer a saúde financeira do negócio rural.

 

Quer saber como essas facilidades podem contribuir para aumentar a produtividade e a mecanização no seu negócio rural? Então, fale com o nosso time de especialistas e venha entender melhor o consórcio da Unapel!

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?