BLOG | UNAPEL

Por que investir em um consórcio de máquinas agrícolas?

As máquinas agrícolas representam um alto investimento, mas com ótimos ganhos em produtividade e economia. Uma solução para modernizar a fazenda sem colocar em risco a saúde financeira do negócio é o consórcio de máquinas agrícolas. Saiba mais!

 

A presença de máquinas agrícolas no campo propiciaram um processo de mecanização na agricultura muito rápido, capaz de executar em poucas horas o que demorava dias. Atualmente, já é possível encontrar uma grande diversidade de equipamentos agrícolas  tecnológicos e inovadores no mercado.

 

Eles são capazes de fazer ainda mais nas fazendas, como distribuir precisamente os insumos na área plantada e conectar com aplicativos e softwares para colher informações durante a operação. Contudo, para investir nesta digitalização é preciso dispor de um bom capital.

 

Como muitos agricultores não possuem capital suficiente para investir nas máquinas agrícolas, uma das medidas para contornar este obstáculo é o consórcio de máquinas agrícolas. Essa opção permite a aquisição sem grandes impactos financeiros para a empresa.

 

Mas como saber se o consórcio de máquinas agrícolas é para você? Como funciona o consórcio de máquinas? Qual é o melhor consórcio para contratar? São muitos questionamentos, mas você descobrirá todas as respostas neste artigo.

 

 O que é o consórcio de máquinas agrícolas?

 

O consórcio de máquinas agrícolas é uma modalidade de investimento que visa a renovação da frota ou a compra determinada máquina. Nesta negociação, todos os membros, seja uma pessoa física ou jurídica, se reúnem com o objetivo de adquirir um bem em um determinado valor.

 

Dessa forma, cada cotista pagará parcelas fixas previstas em contrato, que correspondem ao valor total do bem. Além disso, as parcelas também sofrem reajustes de acordo com a valorização do bem.

 

Vale lembrar que o consórcio de máquinas agrícolas funciona como um planejamento de aquisição, muito diferente do que ocorre em outras modalidades, como o financiamento. Todo mês um cotista é sorteado para receber a carta de crédito para a aquisição.

 

Como ser contemplado no consórcio agrícola mais rápido?

 

No tópico anterior, você viu que todo o mês um dos cotistas é contemplado com a carta de crédito para investir na aquisição da máquina agrícola. Mas se você quer dobrar as chances de ser contemplado com a carta de crédito sem esperar o seu nome ser chamado, é possível por meio dos lances.

 

Os cotistas podem fazer um lance para conseguir levar o produto mais rápido. Como isso funciona? É bem simples, nos lances fixos, é estabelecido um valor limite que os participantes podem dar, este valor é firmado pela empresa responsável pelo consórcio de máquinas.

 

Se o maior lance partir de você, é contemplado com a carta de crédito. Contudo, se outro produtor oferecer um lance igual ao seu, o desempate é feito por meio de um sorteio. 

 

Já os lances variáveis, são similares a um leilão, em que ganha o participante que conseguir o maior percentual ofertado.

 

O valor extra que você investiu para ganhar a carta de crédito antes de ser chamado pela forma normal é abatido do seu saldo devedor, que você paga mensalmente em parcelas fixas.

 

Como saber se o consórcio de máquinas agrícolas é para você?

 

Diante dos meios de obtenção de uma máquina agrícola é normal ter dúvidas de qual modalidade oferece mais vantagens para o seu negócio. Conheça as principais diferenças entre o financiamento e o consórcio de máquinas agrícolas:

  • Possibilidade de planejar a sua compra: no consórcio agrícola, o produtor não adquire o bem imediatamente, como ocorre com o financiamento. Ele planeja a compra, vai pagando as parcelas e faz a aquisição da máquina neste período.


  • Sem intermediários: outra diferença é não ter uma instituição financeira, como os bancos, que fazem um empréstimo para você adquirir o bem que deseja comprar. No consórcio, você tem autonomia e possui todo o suporte da administradora.


  • Sem altos juros: muitos produtores reclamam dos juros exorbitantes que precisam pagar, pois, ao colocar na ponta do lápis, percebem que o dinheiro poderia ser investido em outro bem. No consórcio as taxas são menores e fixadas no momento de assinar o contrato.


Estas diferenças aumentam a acessibilidade do produtor rural em relação à compra de máquinas agrícolas, principalmente àqueles que não tem muito capital para investir. Mas, além das diferenças entre financiamento e consórcio de máquinas agrícolas, existem outras vantagens?

 

No próximo tópico, veja as principais vantagens de optar pelo consórcio agrícola e mais informações relevantes para você se sair bem nesta modalidade.

 

Quais as vantagens de optar pelo consórcio de máquinas agrícolas?

 

Para além das vantagens oferecidas pelo consórcio de máquinas agrícolas em relação a outras modalidades que existem para a compra de máquinas agrícolas, você verá abaixo os principais benefícios:

  • Evita as oscilações dos preços

Imagina você ganhar a carta de crédito em determinado mês e descobrir que ela está defasada em relação ao preço do bem, seria uma baita dor de cabeça e mais custos para o seu empreendimento.

 

Contudo, como o consórcio agrícola é atualizado conforme as tabelas de mercado, você não corre o risco de defasagem.

  • Compras mais assertivas

Por ser uma modalidade de compra programada, o produtor rural pode pensar muito bem como investir a carta de crédito na máquina que se adequa às necessidades da propriedade rural. Dessa forma, você evita comprar equipamentos que não irão trazer benefícios para a propriedade.

 

Além disso, no consórcio, o produtor tem tempo hábil para pesquisar a fundo sobre a  máquina, as funcionalidades, concessionárias, marcas, modelos e outras informações úteis para assegurar a decisão.

  • Segurança para a saúde do seu negócio

Com parcelas fixas e sem surpresas ao pagar, o produtor rural tem mais segurança de contratar o consórcio de máquinas agrícolas. Além disso, há maior previsibilidade e traz certa segurança para a saúde financeira da sua empresa rural.

 

Isso é importante, pois o produtor não precisa se preocupar em como irá pagar ou ter custos extras devido aos juros, já que no momento da contratação você sabe quanto pagará por mês. Além disso, as taxas cobradas pelas administradoras são diluídas nas parcelas.

  • Ausência de juros abusivos

Lembra que uma das diferenças entre financiamento e consórcio de máquinas agrícolas é a  ausência de juros? 

 

Pois bem, a segunda modalidade tem apenas a taxa administrativa e o fundo de reserva. Isso traz mais segurança e transparência para quem quer contratar e também para os prestadores de serviço.

  • Oportunidade de comprar à vista

Uma das diversas vantagens de contratar o consórcio de máquinas agrícolas é a oportunidade de comprar o equipamento que deseja à vista. Isso porque somado às parcelas de outros participantes é possível fazer a aquisição do bem.

 

Isso é muito bom já que você quita em apenas uma vez o bem, não faz dívidas e ainda pode ganhar descontos por estar comprando à vista. 

 

Como contratar um consórcio de máquinas agrícolas?

 

O consórcio de máquinas agrícolas é bem menos burocrático e não possui restrição quanto a ser pessoa física ou jurídica. Veja algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor consórcio!

  • Entenda a sua prioridade: 

Como você viu anteriormente, existem diversos planos para fins variados. Por isso, é sempre importante  ter um objetivo bem estabelecido e saber a prioridade de investimento naquele  momento. 

  • Faça pesquisas prévias: 

No mercado, existem administradoras e também concessionárias que fazem o consórcio de máquinas agrícolas. Se você está na dúvida em qual investir, é interessante fazer pesquisas para avaliar os prós e contras de cada um.

  • Consulte prazos e taxas:

Antes de assinar o contrato você deve conhecer os planos disponíveis, as condições de pagamento, os prazos e taxas embutidas. Tire todas as suas dúvidas e, se for o caso, consulte também um profissional especialista em consórcios. 

 

Consórcio de máquinas agrícolas da Unapel

 

Sabendo a importância de investir em máquinas agrícolas de qualidade, robustas e tecnológicas, a concessionária Unapel, autorizada New Holland, tem o seu próprio consórcio agrícola, sem intermediários e com condições especiais.

 

Além de investir em equipamentos da marca New Holland, que é referência mundial no setor agrícola, você garante equipamentos de qualidade, confiança e fabricados por uma empresa com anos de expertise que resultam nos melhores modelos do mercado.

 

Mas não para por aí! Você tem toda a autonomia para escolher o melhor prazo e a parcela que deseja, no seu tempo e de acordo com as suas necessidades. Bem como toda a transparência no processo e a facilidade. Conheça o consórcio de máquinas da Unapel!

 

Conclusão

 

Você viu neste artigo como o consórcio de máquinas agrícolas pode ser uma opção facilitada e menos burocrática para você investir na modernização da sua fazenda. 

 

Além disso, você conheceu as principais diferenças entre o consórcio agrícola e a modalidade de financiamento. Sendo o consórcio uma opção que oferece mais  segurança financeira para o seu negócio e a ausência de altos juros. Você também viu as principais vantagens de aderir ao consórcio para fazer a aquisição de máquinas.

 

Você também viu  algumas dicas para ter em mente antes de assinar a contratação de um consórcio de máquinas, para ter certeza de estar aplicando seus recursos financeiros na melhor solução.

 

Por último, você conheceu um pouco mais sobre as vantagens de fazer o seu consórcio de máquinas agrícolas pela Unapel. Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre este serviço? Fale com um consultor e conheça os diferenciais.

Quer se atualizar com os temas que são tendências no setor agrícola e encontrar dicas valiosas para o seu negócio rural e sua produção? Veja os conteúdos do blog da Unapel.

 

Não esqueça de seguir o Instagram e Facebook da concessionária para não perder nenhuma atualização e novidades da New Holland. Se você gosta de conteúdos explicativos sobre nossas máquinas e agricultura digital, você precisa se inscrever em nosso canal do YouTube.

 

Estagiária Thais Moreira*

*Sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES: 

Embracon – https://www.embracon.com.br/ 

ABAC – https://blog.abac.org.br/ 

New Holland – https://www.consorcionewholland.com.br/blog 

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?