BLOG | UNAPEL

Como investir em mão de obra qualificada no negócio rural?

mão de obra qualificada

Com a modernização das técnicas agrícolas e a tecnificação do processo produtivo, o empreendedor do campo precisa investir cada vez mais em mão de obra qualificada no negócio rural. Para isso, é preciso enfrentar alguns desafios. Neste artigo você verá quais são eles e como superá-los!

 

A dinâmica de trabalho no campo passou por profundas alterações nos últimos anos. Essas mudanças foram provocadas por inovações nesse ambiente, como a incorporação de máquinas agrícolas mais avançadas, melhoramento do processo produtivo, maior utilização de tecnologias nas etapas de produção e muito mais. Todas essas modificações influenciam também no trabalho em equipe.

 

Para operar máquinas cada vez mais tecnológicas, por exemplo, é essencial contar com mão de obra qualificada, de forma a otimizar operações, evitar erros e prejuízos ocasionados pela utilização incorreta do maquinário. Contudo, muitas vezes, não é simples encontrar profissionais que dominem todo o trabalho.

 

Além disso, investir estrategicamente em tecnologia e inovação na sua fazenda também passa pela mão de obra. Afinal, é preciso dispor de profissionais qualificados para que o investimento tenha retorno para o negócio rural.

 

Essas questões exigem que o empreendedor do campo não apenas encontre profissionais certos para a fazenda, mas saiba como geri-los da melhor forma, proporcionando condições para aperfeiçoamento e tornando-os ainda mais competentes.

 

Neste artigo, você confere a importância da mão de obra qualificada no campo, os desafios em encontrar bons profissionais e como investir na sua equipe para superar as adversidades e ter um bom desempenho operacional.

 

Por que falta mão de obra qualificada no campo?

 

Você já enfrentou dificuldade para encontrar bons profissionais para seu negócio? Muitos empreendedores rurais precisam expandir a sua produção e para isso buscam investir no aumento da equipe. Contudo, quando estão à procura de mão de obra, parece que faltam bons profissionais.

 

Se você já teve esse pensamento, saiba que a escassez de mão de obra qualificada não é uma realidade que afeta apenas a atividade agrícola, mas muitos setores da economia.

 

A falta de profissionais capacitados no campo vem desde a industrialização, que levou muitas famílias a migrarem do campo para a cidade. Dessa forma, a ausência de mão de obra qualificada é um gargalo que perdura até hoje.

 

Esse cenário tem consequências diretas para a atividade agrícola, já que influencia no desempenho operacional e nos resultados dos negócios rurais. Em última instância, a fazenda não aumenta a sua produção e a produção dos alimentos é impactada.

 

Essa situação é mais preocupante quando consideramos que o Brasil é o principal fornecedor de alimentos e commodities agrícolas do mundo. Assim, a escassez de mão de obra qualificada pode impactar no desempenho produtivo do país a longo prazo, mesmo com aportes para tecnologia no setor agro.

 

Mas, além de encontrar bons profissionais, é preciso se preocupar com a mão de obra que já está empregada. Uma equipe mais qualificada está mais preparada para realizar o trabalho com eficiência, o que provoca mudanças na dinâmica de trabalho na fazenda e gera melhores resultados.

 

Para isso, é necessário enfrentar certos desafios relacionados à mão de obra qualificada no campo. No próximo tópico, você verá quais são os entraves encontrados por produtores rurais nessa trajetória.

 

Como a escassez de mão de obra qualificada no campo atrapalha o agro?

 

Com as tecnologias e mudanças chegando de forma muito rápida no campo, o produtor precisa investir na sua equipe para acompanhar as novidades. Isso pode ser feito por meio de qualificações, treinamentos, benefícios e muito mais. É importante ter em mente que o investimento em mão de obra qualificada vai muito além do salário.

 

Tudo isso estimula o profissional a continuar se aperfeiçoando e, consequentemente, o processo produtivo se torna ainda melhor. Mas você sabe quais são os maiores desafios em encontrar profissionais qualificados? Veja aqui:

  • Ausência de cadeia produtiva estratégica

Pouco tempo atrás, a agricultura era uma atividade realizada por famílias, em grande maioria sem prática ou qualquer tipo de qualificação. Toda a experiência dessas pessoas era do campo. Dessa forma, ainda hoje, existem muitos profissionais no campo sem qualquer tipo de formação, ou instrução.

 

Com a tecnologia, esse cenário mudou. Para investir estrategicamente no negócio, é preciso ter uma equipe qualificada. Assim, há um descompasso, já que muitos profissionais possuem conhecimentos desatualizados.

  • Fuga de profissionais qualificados

Salários mais competitivos e a garantia dos direitos trabalhistas são pontos importantes para profissionais qualificados. Algumas vezes, trabalhadores rurais não recebem bons salários e ficam em situação de insegurança, já que a falta do acesso a plenos direitos trabalhistas desestimula o trabalhador.

 

Esse cenário faz com que os profissionais abandonem o meio rural e se arrisquem no espaço urbano, algo prejudicial para o agronegócio. Afinal, isso impede o setor de expandir estrategicamente sua atuação, impactando diretamente seu crescimento.

  • Estagnação do crescimento do setor

Apesar do agro brasileiro ter crescido muito nos últimos anos e continuar superando cada vez mais a sua capacidade produtiva, o investimento em mão de obra qualificada é de extrema importância para que o setor não fique estagnado.

 

Do ponto de vista da demanda, o aumento da população mundial força ainda mais a busca pelo aumento de produtividade. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a agricultura mundial terá que produzir 61% a mais da atual produção até 2050. Desse percentual, 41% será apenas da participação do agro brasileiro.

 

Contudo, se falta mão de obra qualificada no campo, não há crescimento sustentável do setor. Afinal, as tecnologias, maquinários e processos necessitam de profissionais especializados. Todos esses fatores comprometem a capacidade produtiva a longo prazo.

  • Crescimento tecnológico das fazendas interrompido

Muitos produtores rurais entenderam que para realizar melhores colheitas é fundamental investir em tecnologia e inovação. Entretanto, ainda há preocupação com quem será responsável por conduzir as mudanças e operar novas máquinas e tecnologias.

 

Não há como realizar grandes investimentos tecnológicos sem uma equipe preparada e profissionais qualificados. Um exemplo prático é o investimento em máquinas agrícolas de ponta. Se o negócio rural não dispõe de trabalhadores preparados para operar essa tecnologia, a máquina ficará ociosa e o investimento não terá retorno.

 

Mas, você já se perguntou: o que o agronegócio brasileiro, ou a sua fazenda, poderia se tornar com a resolução desses gargalos? No próximo tópico, você verá como ter uma equipe qualificada no seu negócio rural.

 

Como começar a investir na qualificação da sua equipe?

 

Como você viu anteriormente, os métodos agrícolas evoluíram, por meio de mudanças que ocorreram rapidamente. Por isso, muitas fazendas ainda apresentam dificuldade para se adaptar a essas alterações. No entanto, para acompanhar a competitividade desse mercado, não há para onde fugir.

 

Nesse contexto, o investimento em mão de obra qualificada é essencial para mitigar problemas e atingir os objetivos estratégicos do negócio. Agora, você confere dicas para ter uma equipe de alto desempenho:

  • Foque em qualificações

Como as mudanças acontecem quase em tempo real, com novas tecnologias e técnicas, os profissionais precisam estar atentos e se atualizarem constantemente. Por isso, é importante focar nas qualificações.

 

Essa formação pode ser realizada por meio de cursos, treinamentos, compra de materiais técnicos e outros. As qualificações podem ser tanto presenciais quanto online. Investindo dessa forma, o empreendedor está investindo no rendimento de sua safra.

 

Na Unapel, uma equipe especializada é responsável por preparar e entregar treinamentos técnicos para os clientes. Esses treinamentos auxiliam os operadores a serem muito mais precisos com as máquinas, explorarem todos os recursos do equipamento e evitar erros durante seu manuseio.

  • Valorize as competências técnicas

É importante ter nas propriedades rurais profissionais com competências técnicas distintas, já que são muitos os processos e as demandas. Mas para ter uma boa equipe, que atue em diferentes frentes, também é necessário valorização da mão de obra qualificada.

 

Assim é essencial saber quais as competências de cada profissional e trazer benefícios e salários competitivos para conseguir reter esses profissionais na fazenda, evitando alta rotatividade, que pode ser prejudicial para seu negócio rural.

  • Gestão eficiente da equipe

Saber gerir uma equipe envolve diversos pontos, mas é a melhor alternativa se você deseja uma equipe mais produtiva, alinhada e com uma comunicação eficiente. Para isso, é necessário, em alguns momentos, saber delegar as tarefas e ter empatia com os os membros do time.

 

Isso envolve dar autonomia para os profissionais e ter confiança na competência da sua equipe. A partir disso, você conseguirá trabalhar melhor os processos, estabelecer prazos e metas e muito mais.

 

Mão de obra qualificada no negócio rural faz diferença?

 

Concluindo, contar com mão de obra qualificada no campo é essencial para o desenvolvimento dos negócios rurais e do agronegócio brasileiro como um todo. Com esses profissionais no campo, é possível ter mais produtividade, evitar erros e ter mais eficiência para atender as demandas do cultivo.

 

Para isso, é preciso não apenas reter esses talentos, mas saber capacitá-los de acordo com o desenvolvimento estratégico da sua fazenda. Um alinhamento entre pessoas, negócio e tecnologia.

 

Nesse artigo, você conferiu os maiores gargalos para encontrar mão de obra especializada e o que isso representa, na prática, para o seu negócio e para o setor, bem como a importância em investir em bons profissionais e algumas dicas sobre como fazer isso.

 

Agora que você chegou até aqui, aprofunde os seus conhecimentos em gestão agrícola, tecnologias e inovação, sustentabilidade e máquinas agrícolas. No nosso blog, você acessa todos esses conteúdos relevantes para a sua fazenda.

 

Além disso, seguindo a Unapel no Instagram, Facebook e YouTube você tem conteúdos sobre o agro em primeira mão, tudo o que o seu negócio precisa para não ficar para trás.

 

FONTES:

Broto – https://blog.broto.com.br/ 

Agro Bayer – https://www.agro.bayer.com.br/ 

Fertisystem – https://www.fertisystem.com.br/ 

Milkpoint – https://www.milkpoint.com.br/ 

 

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?