BLOG | UNAPEL

Como as máquinas agrícolas aumentam o desempenho e produtividade no cafezal?

Para aumentar a produtividade e a eficiência, os cafezais passaram por um processo intenso de mecanização que facilita a redução de custos e otimização do tempo. Mas como de fato as máquinas agrícolas beneficiam todo o processo produtivo do café? Veja como as máquinas agrícolas aumentam o desempenho e produtividade no cafezal!

 

O café é um dos grãos que mais chamam a atenção pelo seu sabor, aroma e coloração. O mercado de café ganhou muitos adeptos em muitos lugares do globo e o Brasil possui forte protagonismo nesse mercado, devido ao desempenho e produtividade no cafezal.

 

Na safra 2022, o Brasil encerrou a produção de café com o volume de 50,92 milhões de sacas, superior em quase 7% ao volume da safra de 2021, como mostra o relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Outro ponto positivo também é a produtividade média observada.

 

Segundo o órgão, a produtividade registrada foi de 27,7 sacas por hectare, o que corresponde a um aumento de 4,8% em relação à safra anterior. Para continuar com esses números positivos e firmar a posição brasileira no mercado internacional, são necessários investimentos pesados no campo.

 

O produtor rural que quer aumentar o potencial produtivo do café não pode ficar para trás nas inovações que surgem no campo e, principalmente, precisa investir estrategicamente nelas para aumentar o desempenho e produtividade no cafezal.

 

Neste artigo, você verá sobre a mecanização dos cafezais e por que investir em máquinas agrícolas em todo o processo produtivo pode ser estratégico para os negócios aumentarem seus rendimentos.

 

Quais os maiores gargalos para manter o desempenho e produtividade no cafezal?

 

Para atingir produções e exportações expressivas, o primeiro passo é manter a alta produtividade do cafezal. Afinal, quando os resultados são baixos, toda a cadeia é afetada e isso chega também na outra extremidade, ou seja, nos consumidores.

 

Com isso, atingir o desempenho e produtividade no cafezal não está longe de ser uma atividade com muitos cuidados envolvidos e também certos gargalos ao longo do processo produtivo. Veja os principais desafios:

  • Manejo eficiente da lavoura

Pragas, doenças e fungos são fitopatógenos propensos a ocorrer em qualquer cultura. Mas o que determina o seu potencial de prejudicar os resultados da lavoura é justamente o manejo que os produtores rurais fazem.

 

Quando o manejo de fitopatógenos na lavoura não é feito corretamente, o desempenho e produtividade no cafezal pode reduzir drasticamente. Para driblar isso, é necessário a aquisição de insumos para esse controle e aplicação eficaz.

  • Mais investimentos em inovação e tecnologia

As inovações tecnológicas que chegaram ao campo foram e são responsáveis pelas maiores transformações da cadeia produtiva e do crescimento do agronegócio. Um grande exemplo disso é a inserção de máquinas agrícolas, que chegaram para otimizar os trabalhos manuais.

 

Contudo, para aperfeiçoar o desempenho e produtividade no cafezal, ainda é preciso investir mais em tecnologia, pensando principalmente em aumentar a eficiência dos processos de produção, agregar valor ao café e conseguir controlar melhor a sua qualidade, desde a semeadura até a colheita.

 

Com a introdução de mais inovação e tecnologia nos cafezais, todo mundo sai ganhando: os produtores com o aumento da produção e rentabilidade, a economia nacional e toda a cadeia que depende da produção, principalmente por concentrar muitos produtores familiares.

  • Custos de produção mais altos

A cada vez que uma nova safra se inicia, os produtores rurais observam com espanto o aumento dos custos com insumos essenciais para a produção e, consequentemente, o encarecimento dos custos de produção agrícola.  

 

Se os produtores rurais não tiverem um bom controle financeiro e um acompanhamento do que entra e saí da fazenda, os custos podem ser ainda maiores e será um grande desafio obter uma rentabilidade satisfatória para conseguir manter a saúde do negócio rural.

  • Mão de obra qualificada

Seja para os tratos manuais com a cultura ou até mesmo para operar máquinas e controlar equipamentos, a mão de obra qualificada é primordial para um bom trabalho e isso também é um desafio no campo. 

 

Profissionais qualificados são um grande ativo nas fazendas e são responsáveis por resultados a cada safra. Com isso, o produtor precisa investir cada vez mais em conhecimento para equipe, só assim conseguirá implementar melhorias, novas tecnologias e até mesmo técnicas mais modernas. 

 

É por isso que a Unapel, além de fornecer as mais diversas soluções para plantio, pulverização e colheita, também fornece treinamentos técnicos para produtores e sua equipe. 

 

Por que investir em máquinas agrícolas para aperfeiçoar a produção de café?

 

O uso de máquinas agrícolas tem auxiliado muitos produtores rurais em sua rotina do campo, alcançando maiores produtividades e também reduzindo os erros. Além disso, as máquinas agrícolas agregam cada vez mais recursos tecnológicos que possibilitam o conhecimento aprofundado da cultura.

 

Veja como investir em equipamentos agrícolas pode transformar o seu processo produtivo:

  • Redução de custos

Em grandes lavouras, quando se compara uma produção que conta somente com trabalhos manuais e outra que investe na mecanização do processo, é possível perceber que essa mecanização traz redução de custos. Veja, uma área maior depende de mais pessoas trabalhando no cultivo, enquanto as máquinas agrícolas exigem um operador qualificado.

 

Sem contar que a qualificação da mão de obra reduz as chances de erro, uma vez que se exige que o profissional tenha qualificação para operar. Outro ponto que gera economia é o emprego de recursos, com uma máquina eficiente, é possível diminuir desperdícios.

  • Melhor gestão do tempo

O tempo é com certeza um dos principais ativos do trabalho agrícola. Quando você atrasa um processo ou uma operação, seja por diferentes motivos, isso impacta toda a cadeia de produção e pode inclusive gerar prejuízos financeiros, não é verdade?

 

Por isso, ter uma gestão do tempo conciliada com o planejamento é fundamental para aproveitar as janelas favoráveis da safra, evitar que a cultura passe do ponto de maturação e também conseguir dar conta de todas as demandas, por exemplo.

 

Mas para alcançar esses benefícios, é preciso contar com os equipamentos certos para te auxiliar no trabalho e facilitar que as demandas e operações sejam executadas. Por isso, muitos produtores investem em máquinas agrícolas para fazer os trabalhos que em outras condições gastariam um maior tempo.

  • Maior precisão a cada operação

Não adianta executar as operações de qualquer forma, é preciso que elas sejam muito bem feitas para atingir os resultados, seja uma aplicação de defensivo que precise chegar ao alvo ou uma colheita onde precisa reduzir a danificação mecânica do produto. 

 

É com isso em mente, que muitos fabricantes investem em agricultura de precisão em máquinas, pois só assim é possível aprimorar o processo produtivo e conseguir melhores resultados a cada operação. 

 

Com essas mesmas tecnologias também se consegue o detalhamento da cultura e, com isso, aprimorar a produção, como a telemetria em máquinas agrícolas.

  • Uma cafeicultura mais moderna

A modernização da produção é necessária para o aprimoramento da produtividade e também responsável por deixar todo o processo mais padronizado, refletindo em todos os gargalos de produção listados no tópico anterior.

 

Com o aprimoramento dos equipamentos, é possível encontrar soluções próprias para aumentar o desempenho e produtividade no cafezal, o que alguns anos atrás era mais difícil de encontrar. 

 

Pensando também nas oportunidades e na própria demanda do café, tanto no mercado interno quanto externo, quando o produtor rural aprimora a sua cadeia produtiva investindo em modernização, ele também está pensando a longo prazo, na saúde financeira do seu empreendimento.

 

Soluções integradas para todo o processo produtivo

 

Com o crescente aperfeiçoamento das tecnologias, você consegue integrar diversas soluções em vários momentos do seu processo produtivo para conseguir melhores resultados com a lavoura. 

 

Quer saber como investir no maquinário certo para o seu cafezal e ter maior controle do desempenho e produtividade executados na sua lavoura? Então venha investir em soluções integradas para o seu processo produtivo. 

 

Na Unapel, concessionária autorizada New Holland, os tratores T4 e TTF são ideais para o trabalho no seu cafezal. Com motores mais potentes e um maior controle das operações, você consegue manter a uniformidade da velocidade em toda a execução e ter um baixo consumo de combustível.

 

Além disso, oferecem maior agilidade com um raio de giro menor e também maior robustez e versatilidade nas operações.Outro ponto importante é o seu design estreito, que permite percorrer toda a lavoura sem trazer danos para a plantação e para o solo. 

 

Se você quer investir no seu negócio rural e trazer mais modernidade para o seu processo produtivo, fale com os nossos consultores! As máquinas da New Holland são líderes entre os produtores que desejam colher cada vez mais e melhor. Isso porque são desenvolvidas para diversos desafios no campo e projetadas a partir das suas maiores necessidades, com tecnologia de ponta integrada. 

 

Conclusão

 

Para ter um maior desempenho e produtividade no cafezal, o produtor precisa ir além dos tratos culturais ao pensar nos investimentos com a lavoura que são capazes de aperfeiçoar a cadeia produtiva e trazer resultados no curto, médio e longo prazo.

 

Com os investimentos em máquina agrícola, você consegue reduzir custos de produção, aprimorar a gestão do tempo e as demandas, ser mais preciso em todas as operações e também ter mais qualidade. 

 

Se você busca investir no seu processo produtivo e quer soluções integradas, com tecnologia e que atendam os desafios da sua fazenda, a Unapel possui máquinas agrícolas referência do mercado para todas as etapas da cultura. Saiba como podemos te ajudar!

 

Agora que você já sabe como ter um maior desempenho no seu cafezal, venha acompanhar os nossos conteúdos pelas redes sociais, no  Instagram, Facebook e YouTube, e também assinar a nossa newsletter para receber as novidades e conteúdos em sua caixa de e-mail.

 

FONTES:

CHB Agro – https://blog.chbagro.com.br/ 

Conab – https://www.conab.gov.br/ 

Dia de Campo – http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/secoes/Home.asp 

Ihara – https://ihara.com.br/noticias/ 

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?