BLOG | UNAPEL

Por que investir em mão de obra especializada na fazenda?

Os bons resultados da safra são a soma de diversos fatores, como bons insumos, equipamentos agrícolas, clima e mão de obra especializada empregada no sistema produtivo. Mas como qualificar a sua equipe? Leia e descubra!

 

Com a evolução das técnicas agrícolas, equipamentos inovadores que chegam no campo, competitividade e a necessidade de expandir a produção, o empreendedor do campo deve ficar atento aos inúmeros fatores para crescer o seu negócio e ter rentabilidade a cada safra.

 

Contudo, não basta ter as melhores máquinas, investir na qualidade de insumos e ter tecnologia empregada no empreendimento rural se não tiver pessoal qualificado para a operação. Por isso, a necessidade de sempre procurar por mão de obra especializada para a sua fazenda.

 

Mas, muito mais do que contratar estes profissionais especializados, é essencial também qualificar os profissionais que trabalham diretamente com você. Eles fazem parte dos bastidores do sucesso da sua lavoura.

 

Além disso, os treinamentos, cursos e outros tipos de capacitação que você investe para a sua equipe, também voltam em melhorias para a sua fazenda. Afinal, com o conhecimento que estes profissionais irão adquirir, poderão melhorar o seu trabalho e os processos na propriedade.

 

Neste artigo, vamos retratar a importância da mão de obra especializada, destacando a necessidade de investir em bons profissionais, como fazer isso e os impactos da qualificação para manter a liderança do agronegócio brasileiro na economia do país.

 

Mão de obra especializada faz crescer o setor e gera novos empregos

 

Você já observou o quanto o agro cresceu nos últimos anos? Este resultado é a soma das tecnologias que chegaram para solucionar diversos desafios do setor, dos insumos que estão sendo aperfeiçoados e das inovações em máquinas agrícolas. 

 

Todas estas tendências da agricultura mundial e nacional impulsionam o setor a seguir em frente, gerando novas oportunidades para os produtores rurais, maior competitividade e produtividade nas fazendas, mais economia e sustentabilidade.

 

Além disso, gera muitos empregos e somente no ano passado, o agronegócio brasileiro criou 185 mil novos postos de trabalho, em agosto de 2021 foram 10 mil novas vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

 

O setor agrícola é um dos únicos que contrataram durante a pandemia e não teve quedas devido às medidas de isolamento social. Pelo contrário, em 2020, apresentou um saldo líquido de 96 mil vagas de emprego.

 

A contratação de mão de obra especializada é estratégica para firmar a posição de destaque que o setor ocupa na economia nacional e também como um dos principais fornecedores de alimentos do mundo. 

 

Afinal, por que investir em mão de obra qualificada?

 

Apesar de gerar diversos empregos, em diferentes áreas, o campo também sofre com a mão de obra especializada. Este não é mais um problema encontrado apenas nos centros urbanos. 

 

Este gargalo gera muitos entraves para o crescimento dos negócios rurais e também aumenta os custos para o produtor rural. O que se encontra no mercado são profissionais desqualificados ou que precisam se atualizar para continuar produzindo. 

 

Mas como reverter este cenário? Veja os principais benefícios de contratar bons profissionais e qualificar a sua equipe!

  • Redução de gastos com pessoal

Cada vez que você faz a contratação ou demissão de um funcionário, isso representa gastos para sua empresa. A falta de treinamento da equipe pode ser um fator que incentiva a rotação dos profissionais e uma forma de aumentar seus gastos com o Departamento Pessoal. 

 

Além disso, não ter uma equipe treinada e ambientada pode ocasionar mau uso dos equipamentos ou a falta de pessoal pode paralisar ou diminuir o ritmo das atividades. Os dois cenários podem impactar a saúde financeira do seu negócio. 

  • Diminuição da rotatividade de profissionais

Assim como no exemplo acima, o alto fluxo de profissionais pode ser muito ruim para a fazenda. Imagine treinar um profissional enquanto precisa cuidar de outros aspectos da sua produção. Por ser um trabalho demorado, o ideal é que este profissional fique na empresa por um longo período. 

 

Além disso, evita treinar um profissional que não irá ficar na sua empresa. Este gargalo pode gerar atrasos no processo produtivo e sobrecarga para a equipe, bem como os gastos já mencionados acima.

  • Capacidade para crescer

Nos tópicos acima, você viu os problemas que a falta de mão de obra qualificada pode causar no negócio rural. Contudo, quando você investe em bons profissionais, o retorno vem em melhorias e rentabilidade para a sua fazenda.

 

Um exemplo disso é a capacidade de crescimento da fazenda, com bons profissionais você pode investir em equipamentos, máquinas e novas técnicas, já que terá a confiança e a garantia que terá pessoal capacitado para manejar. 

  • Maior produtividade

Com a capacidade de crescimento da fazenda, investimento em pessoal e ferramentas, o potencial produtivo da propriedade rural também começa a aumentar. Dessa forma, o produtor terá mais resultados. 

 

Além disso, todos trabalham de forma alinhada, sabendo de suas responsabilidades, o trabalho flui melhor e o empreendedor do campo terá tempo para pensar também na parte mais estratégica do negócio.

 

Como ter mão de obra especializada trabalhando para você?

 

Há muitos desafios em encontrar mão de obra especializada no meio agrícola e, mais ainda, para reter estes profissionais na fazenda. Em contrapartida, você viu no tópico anterior a importância da qualificação dos profissionais e o que a falta de treinamento  causa. 

 

Neste tópico, você vai ver as principais práticas para tornar sua gestão de pessoal mais eficiente e com profissionais satisfeitos e comprometidos com as atividades.

  • Dê autonomia à equipe

É praticamente impossível que o produtor rural consiga atender a todas as demandas no campo e, quando o negócio cresce, as responsabilidades também aumentam. Por isso, é importante saber delegar o trabalho.

 

Mas, muito mais que saber distribuir tarefas, você precisa dar também autonomia para a sua equipe, confiar no trabalho de seus profissionais e valorizar a opinião deles, afinal, eles têm conhecimento técnico para isso e sabem das atividades tão bem quanto você.

 

Além disso, quando o profissional tem autonomia no trabalho, ele se sente mais motivado a entregar resultados para retribuir pela confiança depositada, aproveitando também para estipular objetivos de crescimento com a equipe.

  • Olhe estrategicamente para sua equipe

Cada profissional traz consigo todos os conhecimentos teóricos e resultados de sua experiência e, para aproveitar melhor as potencialidades de cada integrante da equipe, é preciso reconhecer que o profissional é bom ou que precisa desenvolver competências.

 

Quando você olha estrategicamente para sua equipe, consegue visualizar as potencialidades de cada pessoa e investir em conhecimento para que as habilidades individuais sejam desenvolvidas. 

 

Um exemplo disso é delegar novas tarefas ou identificar uma característica e até conhecimento do trabalhador que pode ser aproveitado em outras áreas. Atribuir desafios para sua equipe também estimula o profissional a sempre se aperfeiçoar.

  • Ofereça treinamento para os profissionais

Como as inovações tecnológicas chegam muito rápido no campo, é preciso estar atento para levar estes conhecimentos para sua equipe, afinal, é importante aperfeiçoar o trabalho para melhorar o desenvolvimento na lavoura.

 

Os treinamentos são essenciais para atualizar a equipe e para você se certificar de que eles possuem os conhecimentos técnicos certos para executar determinada demanda. 

 

Um exemplo disso é na compra de uma máquina agrícola, em que os operadores precisam passar por treinamento e as concessionárias oferecem o treinamento de operação da máquina. Nestes casos, é importante que toda a equipe envolvida no manejo de máquinas participe do treinamento. 

 

Contudo, você pode procurar cursos, outros tipos de treinamentos e especializações que podem ser interessantes para a sua equipe e estratégicas para o negócio. 

  • Saiba valorizar os esforços dos seus funcionários

Um bom ambiente de trabalho é um lugar onde todos crescem, tanto os profissionais quanto o negócio. Por isso, é sempre importante saber valorizar a sua equipe e os treinamentos é uma das formas disso.

 

Além disso, você também pode dar uma bonificação sempre quando baterem as metas ou algum benefício que seja bom para os seus profissionais.

 

Estes pontos são essenciais para melhorar as condições de trabalho, manter os trabalhadores sempre engajados em melhorar o sistema produtivo e diminuir o fluxo de profissionais que entram e saem da empresa rural. 

  • Dê todo o suporte necessário 

É normal que os profissionais precisem de alguma orientação e queiram tirar dúvidas sobre o processo produtivo. Por isso, o empreendedor rural precisa manter este canal aberto para que o profissional saiba que pode contar com você nestes momentos. 

 

Ademais, você também precisa garantir toda a segurança da sua equipe, como os equipamentos adequados, para evitar acidentes de trabalho no campo. Além de orientar a todos sobre a importância de utilizá-los corretamente. 

 

Conclusão

 

Neste artigo você viu a importância de ter mão de obra especializada trabalhando no seu negócio rural e como isso impacta em oportunidades de crescimento e maior produtividade. Além disso, conferiu alguns gargalos que podem ocorrer quando a fazenda não conta com profissionais qualificados.

 

Você também viu números sobre a geração de postos de trabalho no campo e como os bons profissionais são essenciais para expandir ainda mais o agronegócio brasileiro. 

 

Para finalizar, você viu as principais dicas para ter profissionais qualificados, investindo em treinamentos, na valorização da equipe e um bom ambiente de trabalho.

 

Se você quer conhecer mais sobre gestão da fazenda e aperfeiçoar outras áreas do seu negócio, não deixe de conferir os conteúdos do blog da Unapel. Nele, você vai ler sobre diversas culturas, mercado nacional e internacional, tendências e muito mais, de forma gratuita e com conteúdos semanais.

 

No Instagram, Facebook e YouTube você confere dicas e pode tirar dúvidas sobre os serviços e máquinas agrícolas comercializadas pela Unapel e ainda fica de olho nos lançamentos da marca.

 

Estagiária Thais Moreira*

*Sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES:

 

Broto – https://blog.broto.com.br/ 

Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/ 

Summit Agro – https://summitagro.estadao.com.br/ 

Tracbel – https://blog.tracbel.com.br/

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?