BLOG | UNAPEL

Desafios na colheita de soja: como as máquinas ajudam a superar?

Colheita de soja

Clima, controle de custos de produção, mão de obra e tecnologia empregada são alguns dos principais desafios na colheita de soja. Por ser um processo decisivo para o rendimento da safra, o emprego de máquinas agrícolas pode auxiliar o produtor rural a superar essas adversidades. E como fazer isso? Veja no texto abaixo!

 

Quem olha para a grandeza do agronegócio brasileiro, especialmente para a produção de soja no país, pode não saber dos processos necessários para o produto chegar ao seu destino. De fato, a produção de soja no Brasil é rentável e atrai muitos produtores rurais.

 

Mas o que está por trás desse processo e dos números divulgados no mercado? A verdade é que na ponta da produção, ou seja, nas diversas lavouras espalhadas pelo país, os produtores rurais enfrentam desafios que vão do plantio à colheita de soja.

 

A colheita de soja é uma etapa crucial da lavoura, na qual os desafios também correspondem a oportunidades, visto a relevância brasileira no mercado internacional. No entanto, para chegar em números expressivos, foi preciso superar vários desses obstáculos.

 

Mas como está o cenário atual da colheita de soja? E de que forma os desafios nessa etapa podem contribuir para o produtor rural construir um bom planejamento, antecipando possíveis contratempos?

 

Neste texto, você confere detalhes sobre os principais desafios enfrentados pelos produtores de soja em suas colheitas e como o emprego de máquinas agrícolas pode ser uma resposta eficaz para superá-los.

 

Desafios na colheita de soja: erros que podem prejudicar o desempenho

 

Atualmente, a soja é uma das principais commodities brasileiras, com produção e exportação em crescimento, atingindo novos mercados e abrindo oportunidades para a entrada de outros produtos brasileiros. Apesar do grão ter grande visibilidade, assim como em qualquer outra cultura, sua produção não está livre de desafios.

 

Conforme o potencial produtivo da lavoura aumenta, o produtor rural precisa ter atenção aos desafios enfrentados na colheita de soja. Principalmente quando falamos dessa etapa, onde erros podem ser decisivos para a perda de desempenho da safra e, consequentemente, da rentabilidade.

 

Em uma pesquisa feita com produtores de soja no Brasil, foi possível mapear os principais gargalos na colheita de soja, entendo as atuais necessidades e também os possíveis caminhos para superar as adversidades. Aqui listamos alguns deles:

  • Mudanças climáticas

Não é surpresa para ninguém que a atividade agrícola é uma atividade que ocorre a céu aberto. Por isso, é comum que eventos externos influenciem na produção rural. Entre esses eventos estão as mudanças climáticas, que cada vez mais se tornam um motivo de preocupação para os produtores.

 

No cenário nacional, a pesquisa revela que 72% dos produtores de soja se preocupam com o clima e que este é um grande desafio nas lavouras, principalmente pelas perdas decorrentes das situações adversas.

  • Controle dos custos de produção

Quando a fazenda não tem um controle adequado dos custos de produção agrícola, parte da receita adquirida com a comercialização dos produtos acaba sendo destinada para cobrir os gastos feitos e pouco sobra para o fluxo de caixa ou outros investimentos.

 

Ao longo do tempo, essa situação torna-se insustentável para o negócio e, por isso, é um desafio constante para o produtor rural. De acordo com a pesquisa, o controle dos custos de produção é uma preocupação para 70% dos sojicultores. E não é para menos.

 

O aumento dos insumos e, por conseguinte, dos custos de produção, faz com que o produtor rural gaste mais. Tudo isso gera uma reação em cadeia, na qual o produtor é obrigado a comercializar o produto com margens menores de lucro.

  • Mão de obra especializada

Frente a um cenário cada vez mais tecnológico e conectado, investir em mão de obra especializada é ação essencial para alcançar os resultados desejados. Contudo, encontrar essa mão de obra também é um desafio.

 

Muitos sojicultores relatam a dificuldade em achar mão de obra especializada no campo, ao mesmo passo que sentem que a conectividade, tecnologias acopladas em máquinas agrícolas, como a telemetria, e outras inovações agrônomas são importantes para melhorar a produção de soja no país.

  • Tecnologia aliada com capacitação

Quem tem experiência com a atividade agrícola no Brasil sabe que tecnologia e capacitação são importantes para uma lavoura mais produtiva e competitiva. Por isso, os produtores rurais também enxergam esses dois pilares como obstáculos a serem ultrapassados.

 

Isso porque, como você viu no tópico anterior, falta mão de obra especializada para atender as demandas crescentes relacionadas a tecnologia que chega ao campo. Além disso, saber investir em inovações estratégicas para o negócio rural também é importante para produzir com qualidade.

 

Como superar os desafios da colheita da soja?

Com expectativa de produção de mais de 160 milhões de toneladas de soja brasileira, para atender um mercado com demanda crescente, o produtor rural precisa enfrentar os desafios na colheita de soja. Desafios estes em uma das etapas cruciais da lavoura, a colheita.

 

Erros na colheita de soja podem diminuir o potencial produtivo do cultivo e, como resultado, afetar o desempenho e os números da safra. Além disso, os desafios da colheita de soja, já mencionados no tópico anterior, podem aumentar a probabilidade da ocorrência desses erros.

 

Com o avanço da atividade agrícola e a busca por maiores ganhos produtivos, principalmente para atender uma demanda global que cresce a cada ano, as máquinas agrícolas, principalmente as colheitadeiras e colhedoras, tiveram que se modernizar e agregar em tecnologia.

 

Por isso, o produtor rural precisa cada vez mais olhar além da porteira, se deseja encontrar soluções para os obstáculos atuais. Uma dessas soluções é a tecnologia embarcada em máquinas agrícolas.

 

Como tecnologias em máquinas agrícolas podem ser uma resposta para os desafios da colheita de soja?

 

Tudo isso traz aumento do rendimento operacional e melhor desempenho da safra. E por que isso acontece? Confira nos tópicos abaixo.

 

  • As máquinas agrícolas conseguem ser mais precisas e isso traz uma diferença significativa para evitar que erros na colheita de soja atrapalhem a execução e gerem perda de efetividade;

 

  • O uso de máquinas aprimora a dinâmica da operação, sobretudo para manter a qualidade do grão assim que ele atinge a sua maturação fisiológica, possibilitando a extração dos grãos do campo próximo da época de mudança de clima;

  • Com a tecnologia embarcada, o produtor rural consegue captar dados precisos do campo e compreender os números e desempenho da sua operação;


  • Com a telemetria nas colheitadeiras e colhedoras fica ainda mais fácil captar e compartilhar os dados das operações. Essa tecnologia permite realizar uma melhor gestão da propriedade rural, alcançar diagnósticos precisos e mais detalhados sobre dados agronômicos, a redução de custos de produção e ainda auxiliar o operador durante a execução;


  • As máquinas agrícolas mais atuais também são mais econômicas e conseguem fazer um trabalho que se feito manualmente pode encarecer o produto agrícola. Além disso, é possível realizar a tarefa de forma mais rápida;

  • Com a tecnologia embarcada nas máquinas agrícolas também é possível ter uma dimensão das perdas em tempo real;

 

  • Também é possível fazer automações que aprimorem o conhecimento do operador, sendo capaz de realizar os melhores ajustes na colheitadeira visando o rendimento operacional e qualidade dos grãos colhidos.

 

Esses benefícios podem ser estratégicos para aumentar a efetividade da colheita e trazer ganhos para o processo, superando inúmeros desafios que podem ocorrer durante a operação. O melhor: todos esses diferenciais você encontra nas colheitadeiras da New Holland!

 

Por que investir em uma colheitadeira New Holland?

 

Investir no equipamento ideal e no momento certo são grandes diferenciais para o aperfeiçoando da atividade rural. Mais que isso, esses fatores também são significativos para aumentar os ganhos da fazenda. E, por que não ser um aliado para enfrentar os desafios da colheita de soja?

 

A linha de colheitadeiras da New Holland, marca parceira da Unapel, conta com tecnologias patenteadas, evolução em inovação e testes que permitem que essas máquinas agrícolas se destaquem nas operações do campo, trazendo resultados efetivos e ganhos de produtividade.

 

Pensar em uma tecnologia integrada e conectada com outras soluções é um grande diferencial na produção e chegou a hora de você vivenciar isso na sua fazenda! Quer conhecer de perto todas as funcionalidades e como as colheitadeiras New Holland trazem ganhos produtivos? Então, venha conversar com a nossa equipe de consultores especialistas!

 

FONTES:

Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/

Climate Fieldview – https://blog.climatefieldview.com.br/

Agriq – https://www.agriq.com.br/

Unapel – https://unapel.com.br/blog/

Mais Artigos

Custos de produção agrícola: quais os desafios no campo?

Na atualidade, um dos principais desafios para os produtores rurais é saber controlar os custos de produção agrícola, principalmente frente ao aumento dos preços dos insumos e a comercialização dos produtos. Realizar um controle assertivo

O que esperar da safra de grãos 2023/2024?

A medida que os produtores rurais avançam na colheita de grãos, seja se planejando para essa etapa ou dando início a operação, o mercado começa a colher as primeiras projeções e expectativas para a safra

Colheita de soja: como reduzir as perdas no processo?

A forma como as atividades agrícolas são desempenhadas afeta diretamente o rendimento da lavoura. Por isso, administrar as perdas no processo e ter uma operação mais eficiente com o emprego da colheitadeira na colheita de

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?