BLOG | UNAPEL

As 3 máquinas agrícolas voltadas para a agricultura familiar

agricultura familiar

Para aumentar a sua capacidade de produção, muitos produtores rurais investem em máquinas agrícolas no seu processo produtivo. Contudo, é preciso fazer a escolha certa para colher os resultados e isso passa também pela finalidade e tamanho da propriedade rural. Confira nesse artigo, quais as máquinas agrícolas indicadas para a agricultura familiar!

 

Em dois anos, a demanda mundial de alimentos deve crescer em 62%. Esse aumento substancial na demanda traz grandes oportunidades e desafios para o agronegócio brasileiro. Afinal, desse percentual, o Brasil será responsável por fornecer 40% dos alimentos.

 

Diante desse cenário, a busca por aumentar a capacidade produtiva dentro das fazendas, uma preocupação constante, se intensificará. Muitos produtores rurais já entenderam a necessidade de investir na sua produção para ter melhores resultados. Isso significa um aumento da tecnologia e modernização dentro dos negócios rurais.

 

Na agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, essa realidade não está muito longe. Para produzir melhor, é preciso investir na modernização dos empreendimentos familiares, como na utilização de máquinas agrícolas em campo.

 

Mas por onde começar? Quais os maquinários ideais para agricultura familiar? Por que investir nesses equipamentos na sua produção familiar? Você encontra respostas para essas e outras perguntas aqui!

 

Por que a agricultura familiar precisa investir em máquinas agrícolas?

 

Você já parou para pensar no impacto que o agronegócio brasileiro tem? Atualmente, o Brasil é responsável por alimentar cerca de 800 milhões de pessoas, segundo estudo realizado pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa (Sire).

 

Agora, você já imaginou se, em algum momento, a produção nacional deixasse de atender essa demanda mundial? Esse exercício demonstra a relevância do agronegócio brasileiro e a necessidade de investir e fortalecer a agricultura familiar, médios e grandes produtores rurais.

 

No mercado mundial de alimentos, a participação brasileira saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares em dez anos. Entretanto, para continuar sendo um dos principais fornecedores mundiais de alimentos, o Brasil precisa se desafiar para produzir ainda mais.

 

Para isso, é preciso enfrentar obstáculos comuns na agricultura familiar, como os custos de produção agrícola ou o desenvolvimento de estratégias para aumento do potencial produtivo. Dessa forma, buscando ultrapassar esses desafios, em muitas propriedades familiares, o uso de máquinas agrícolas é usado como um grande aliado.

 

Ao serem introduzidas no processo produtivo, as máquinas agrícolas conseguem operar de maneira simplificada, quando comparada com métodos tradicionais que demandam muito esforço e tempo. Em alguns casos, as máquinas podem substituir a mão de obra ou serem operadas por um trabalhador familiar qualificado.

 

Além disso, com as máquinas agrícolas em campo, agricultores familiares conseguem minimizar perdas, aumentar a sua escala de produção e investir em outras áreas do pequeno negócio rural.

 

A tecnologia aplicada na agricultura familiar

 

No Brasil, cerca de 77% dos empreendimentos rurais são comandados pela agricultura familiar, de acordo com o último Censo Agropecuário. Para pequenas cidades, a atividade agrícola familiar chega a representar 90% da base econômica, além de gerar muitos empregos todos os anos.

 

Já pensou se esses negócios familiares investissem mais na mecanização e na tecnologia em suas propriedades rurais? Com certeza, a agricultura familiar alcançaria patamares ainda maiores.

 

Para alavancar a sua produção, não necessariamente é preciso investir na tecnologia do momento ou no equipamento recém lançado. O mais importante é agir com estratégia para investir no que realmente é essencial, de acordo com os objetivos de curto, médio e longo prazo. Veja algumas das tecnologias que você pode implementar para ter muito mais resultados:

  • Gestão da fazenda

Para além das atividades de plantio, os agricultores familiares precisam se preocupar também com a gestão do negócio. Afinal, a saúde financeira da propriedade depende de uma boa gestão.

 

Com o objetivo de tornar esse processo mais prático e assertivo, o produtor pode utilizar diversas ferramentas, como softwares e aplicativos de gestão da fazenda. Com poucos cliques, é possível visualizar todas as informações importantes e ter acesso a recursos com detalhes do negócio.

  • Análises meteorológicas

Já é possível se preparar para situações de clima adverso com antecedência e não ser pego de surpresa pelo tempo ruim. Existem ferramentas de análise meteorológica que realizam o monitoramento do tempo na sua região e fornecem boas informações.

 

O FarmXtend, do ecossistema tecnológico e inovador AGXTEND, é o principal exemplo dessa tecnologia. Muito além de informações climáticas, esse software traz nas análises dados sobre solo também, tudo de forma ultra localizada. Confira detalhes sobre o funcionamento:

 

https://youtu.be/Ebc1xuEOYLE (teaser vídeo)

 

  • Máquinas agrícolas de precisão

 

A agricultura familiar cresceu muito no Brasil nos últimos anos. Para conseguir se adaptar e continuar relevante, é essencial a modernização, que inclui, por exemplo, desde a melhora em processos até a aquisição de máquinas agrícolas.

 

Hoje, as máquinas representam uma força de trabalho indispensável e possuem muita tecnologia, o que facilita, para o agricultor familiar, a obtenção de dados precisos da sua fazenda. Dessa forma, é possível ter maior controle das operações.

 

Mas você sabe qual a máquina ideal para o desafio da sua propriedade rural? No próximo tópico, você verá as principais indicações da Unapel de máquinas agrícolas para a agricultura familiar.

 

3 máquinas agrícolas ideais para a agricultura familiar

 

Investir na máquina agrícola ideal é fundamental para atingir os resultados esperados. Além disso, existem máquinas desenvolvidas para diferentes desafios. Conheça agora quais são os equipamentos indicados para a agricultura familiar e que tem foco nas diferentes etapas de produção:

  • Tratores TT

Se você procura aumentar a produtividade da sua lavoura, alcançar um maior rendimento operacional e ao mesmo tempo ter versatilidade, a linha de tratores TT da New Holland foi desenvolvida exatamente para isso. Os tratores TT podem ser usados em diversas condições, mesmo as mais extremas.

 

Esses equipamentos são bem econômicos e resistentes, para você aperfeiçoar as operações do campo sem gastar muito com combustível ou com manutenções em excesso. Isso significa mais potência e qualidade dos trabalhos.

 

Operar por muitas horas pode ser desafiador, mas não com os tratores da New Holland, que também são projetados para oferecer maior conforto, principalmente diante de jornadas longas.

  • Tratores TL

Os maquinários agrícolas podem ter valores elevados. Em muitas fazendas, para a aquisição de máquinas, o produtor precisa recorrer a financiamentos e consórcios, por exemplo. Por isso, a escolha da máquina precisa ser muito bem pensada.

 

Na agricultura familiar, é comum que produtores necessitem de uma máquina que os acompanhe em muitas tarefas da rotina da fazenda. Esse é um grande diferencial da linha de tratores TL, que foi desenvolvida para ser multitarefas.

 

Essa versatilidade no campo é essencial para os produtores familiares que buscam uma máquina capaz de acompanhar as demandas do campo sem dificuldades. Para isso, a New Holland investiu em tecnologia e inovação, transformando a linha TL na melhor da categoria.

 

Todo o design da cabine é ergonômico, pensado principalmente para longas horas de trabalho, com segurança e um melhor campo de visão para o operador. Os tratores TL também seguem o estilo econômico, ou seja, entregam mais e com um menor consumo operacional.

  • Tratores Série 30

É possível ter alta performance na agricultura familiar, investindo em equipamentos certos para que a sua lavoura tenha um bom potencial produtivo. Um exemplo de investimento a ser considerado, são nos tratores da série 30, utilizados principalmente para trabalhos mais pesados.

 

Contando com toda a tecnologia desenvolvida pela New Holland, os tratores da série 30 tem um motor ainda maior e mais robusto, entregando alto desempenho operacional nas tarefas mais árduas.

 

Quem não deseja aprimorar a precisão das operações, não é mesmo? Com os tratores da série 30 isso é possível, com melhor aproveitamento, segurança e estabilidade.

 

Máquinas do campo e a agricultura familiar: uma boa combinação

 

Com o crescimento da agricultura familiar, os negócios familiares precisam investir cada vez mais no seu processo produtivo para obter lucro e aproveitar as oportunidades do mercado. O investimento em máquinas agrícolas é estratégico e pode acelerar os resultados desejados. Neste artigo, indicamos 3 equipamentos importantes para os negócios familiares e os seus diferenciais competitivos.

 

Se você quiser investir no futuro da sua fazenda e começar a colher frutos do seu trabalho, conheça as soluções em máquinas da New Holland. A marca é pioneira no mercado e desenvolve máquinas agrícolas para diferentes desafios e tamanhos de propriedade.

 

Além disso, investem em tecnologia de ponta em seus equipamentos, por isso, muitos produtores rurais confiam e já tem melhores resultados com os equipamentos da New Holland. Venha conhecer!

 

 

FONTES:

Embrapa – https://www.embrapa.br/ 

Summit Agro – https://summitagro.estadao.com.br/ 

Cresol – https://blog.cresol.com.br/ 

CHB Agro – https://blog.chbagro.com.br/ 

Revista Cultivar – https://revistacultivar.com.br/

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?