BLOG | UNAPEL

TECNOLOGIA NO CAMPO: COMO INOVAR NA PROPRIEDADE RURAL?

Tecnologia no campo

As inovações tecnológicas  são responsáveis por revolucionar as técnicas e melhorar a performance do campo. Saiba como trazer a tecnologia para seu dia a dia na fazenda!  

 

Monitoramento da fazenda, sistema de precisão e gerenciamento das vendas, são algumas das soluções em que o uso de novas tecnologias está sendo empregado com o intuito de otimizar as atividades do campo e facilitar as operações. As inovações tecnológicas já são uma realidade no campo e estão transformando a produtividade das propriedades rurais.

 

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2047 a população brasileira poderá atingir o marco de 233,2 milhões, segundo informações divulgadas no G1. Dessa forma, a agricultura precisa inovar os métodos para melhorar a produtividade e suprir a demanda interna de alimentos

 

Por isso, é fundamental que os empreendimentos rurais estejam preparados para atender o mercado e incorporar as tecnologias no dia a dia da fazenda, para melhorar a produção a cada safra. Neste artigo, vamos abordar os benefícios de introduzir as novas tendências tecnológicas  nas propriedades rurais, além de listar as 5 principais tecnologias empregadas no agronegócio. Venha conhecer!

 

Quais os benefícios de empregar a tecnologia no campo?

 

A tecnologia é utilizada em diversos ramos da economia para otimizar os métodos e produzir mais, em menor tempo. Na agricultura, ela tem um papel semelhante.  Hoje, o produtor rural encontra softwares de gestão da fazenda, drones de mapeamento da área e sistemas mais inteligentes que facilitam os cuidados com a safra e melhoram a performance do campo

 

Dessa forma, os agricultores precisam estar atentos às novas tendências tecnológicas para introduzir em suas fazendas e aumentar a produtividade do seu empreendimento. Ficar de fora da onda tecnologia pode impactar negativamente o desempenho da fazenda e prejudicar os lucros do agricultor. Conheça agora os benefícios da tecnologia na agricultura.

  • Aumento da produtividade

Em uma propriedade, as condições para o desenvolvimento da plantação podem variar de acordo com cada área cultivada, sendo um risco tratá-las por igual. Dessa forma, o produtor rural deve conhecer sua fazenda e empregar abordagens diferentes de acordo com as condições de cada área, para aumentar o seu potencial produtivo.

 

Há tecnologias que são capazes de mapear toda a área cultivada e diagnosticar as necessidades para obter maior produtividade em cada espaço plantado. Além de potencializar as técnicas de irrigação, adubação e pulverização, por exemplo, o produtor rural consegue focar nas deficiências de cada área, aplicando soluções assertivas.

  • Maior acessibilidade às informações

Com o emprego de tecnologias de monitoramento em tempo real, o agricultor consegue checar o desempenho da sua safra a qualquer hora e lugar, obtendo dados precisos acerca da propriedade rural. Dessa forma, o produtor consegue tomar medidas mais calculadas e prever o desempenho da safra.

 

Além disso, os dados obtidos ficam  armazenados em uma nuvem, podendo ser acessados a qualquer momento, e são ótimas fontes para planejar a próxima safra e obter uma performance melhor que a  anterior.  Além disso, o fato de as informações ficarem em um só lugar aumenta a segurança dos dados e minimiza os riscos de serem perdidas, conforme ocorre em  métodos tradicionais, como agendas físicas.

  • Mais sustentabilidade

Além de proporcionar maior produtividade, a utilização de tecnologias no campo é responsável pelo emprego mais consciente e sustentável de insumos. Vamos tomar por exemplo a pulverização. Sabemos que os defensivos agrícolas são importantes para afastar pragas e doenças das plantações, mas o uso exagerado pode ser prejudicial tanto para a planta quanto para o consumo, além de representar um gasto excedente.

 

Ao empregar tecnologias capazes de mapear as necessidades das plantas e definir as quantidades de agroquímicos ideais, o produtor consegue diminuir as taxas aplicadas. Além disso, existem técnicas que calculam a quantidade exata de água que a planta necessita, reduzindo o volume de água gasto.

 

Todas estas medidas sustentáveis são essenciais para melhorar a nossa relação com o meio ambiente, além de representar um consumo mais consciente. Não podemos esquecer que os consumidores estão cada vez mais exigentes, inclusive quando se trata de sustentabilidade.

  • Redução de custos

Saber calcular a quantidade exata de insumos, agroquímicos, água e outros fatores para o desenvolvimento da plantação pode ser uma tarefa difícil para os produtores rurais, que muitas vezes pecam pela falta ou excesso, impactando o desempenho da safra. Para resolver esta questão, a tecnologia consegue monitorar e estabelecer informações mais precisas em relação à plantação, levando em consideração o clima, a fertilidade, a umidade e outros.

 

Dessa forma, o agricultor consegue diminuir os custos de produção e utilizar as quantidades necessárias, representando não apenas um aumento no lucro, mas o manejo correto do investimento da safra. Além disso, o agricultor pode repassar esse valor para o consumidor, fidelizando clientes.

 

5 principais tecnologias para o campo

  • Sensores

Os sensores são ótimos dispositivos que avaliam aspectos como a umidade, fertilidade, temperatura e outros. Com isso, o produtor consegue integrar todo o sistema para que funcione em conjunto

 

Um exemplo prático do uso de sensores é a irrigação automatizada, em que eles  avaliam  a quantidade de água necessária que a planta precisa e o quanto já foi disponibilizado, fazendo com que a irrigação seja regularizada e atue conforme as especificidades da planta.

 

Dessa forma, toda a tecnologia trabalha unificada para otimizar as atividades do campo. Além disso, o agricultor consegue planejar melhor o cultivo.

  • Internet da Coisas

A Internet das Coisas (IoT) tem sido empregada em vários ramos da economia, formando uma rede de dispositivos integrada, que fornece informações úteis ao usuário. Já imaginou receber dados sobre o solo, a meteorologia da sua região e sua localização geográfica em seu dispositivo móvel, com informações pertinentes para a sua propriedade? Com a Internet das Coisas isso é possível.

 

Ao dispor de informações como condições do clima da região, as especificidades do solo e outras, o produtor rural pode tomar decisões embasadas para evitar prejuízos com a plantação. Além de integrar todos os dispositivos tecnológicos para obter dados precisos da fazenda.

  • GPS

O GPS foi um dos dispositivos tecnológicos que abriram portas para a Agricultura 4.0, mas comumente conhecida como Agricultura de Precisão. O GPS é integrado ao satélite e permite saber a localização do trator, em tempo real. 

 

Vale ressaltar que no mercado já encontramos dispositivos mais avançados, como o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), que consegue ser mais preciso que o GPS.

  • Biotecnologia

Para além dos dispositivos, a biotecnologia tem transformado a produtividade das fazendas, por meio do melhoramento genético de plantas, capazes de aflorar características que antes não seriam possíveis, como resistência a determinadas pragas, por exemplo.

 

Saiba mais sobre melhoramento genético e como pode ser utilizado para benefício dos produtores rurais  clicando aqui.

  • Drones

Por último, mas não menos importante, temos a utilização dos drones, que conseguem monitorar toda a fazenda e passar informações pertinentes para o agricultor, como deficiências no solo, carência de nutrientes nas plantas e outras funcionalidades. Para conhecer mais sobre as tecnologias utilizadas para o campo, o site Tecnologia no Campo preparou um material específico sobre o assunto, acesse aqui.

 

Podemos perceber que as tecnologias estão cada vez mais presentes nas fazendas e melhorando a forma como os agricultores exercem suas atividades. Por isso, é fundamental que o agricultor adapte sua fazenda para incorporar essas tendências.

 

Para não perder dicas e informações sobre o agronegócios, acompanhe nosso Blog e siga nosso  InstagramFacebook e fique por dentro das tendências do agro.

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi 

 

FONTES:

Tecnologia no Campo – https://tecnologianocampo.com.br/

Aegro – https://blog.aegro.com.br/

Portal G1 – https://g1.globo.com/

Mais Artigos

Plantando o Bem na Unapel! 🌍

Nossa coordenadora de RH, Lorena Borges, lidera nosso programa de sustentabilidade, onde promovemos ações para tornar nossas cidades e local de trabalho mais sustentáveis. Estamos orgulhosamente engajados em duas iniciativas importantes: a coleta de tampinhas

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?