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COMERCIALIZAÇÃO DE GRÃOS: COMO VENDER PELO MELHOR PREÇO?

grãos

Para ter bons lucros, os produtores rurais precisam comercializar os seus grãos de forma estratégica para garantir o melhor preço na compra e venda. Entenda como funciona!

A cada safra, o produtor rural precisa ficar atento a diversos aspectos, como condições climáticas, solo, qualidade do grão e insumos, além do gerenciamento do empreendimento rural como um todo, que pode ser afetado por uma comercialização de grãos incorreta. No momento de compra e venda dos produtos agrícolas, é fundamental saber negociar para ter  ganhos ao final da safra e conseguir melhorar a performance da fazenda, investindo parte da receita.

 

Assim como em qualquer mercado, a comercialização de grãos varia de acordo com a oferta e demanda. Se a oferta de grãos está alta e a demanda não acompanha esse fluxo, consequentemente, o preço de venda cai e vice-versa. Mas, o que isso reflete na fazenda? Bom, ao vender por preços mais baixos, o produtor tem um lucro reduzido e pode até ter prejuízo se os custos com a produção tiverem sido maiores.

 

Por isso, o produtor precisa estar atento ao que acontece no mercado para conseguir os melhores preços em seus produtos agrícolas. Neste artigo, vamos discutir sobre a comercialização de grãos, destacando as principais dicas e operações para a venda de grãos e como é o funcionamento da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).

 

Como obter lucros com a comercialização de grãos?

 

Para obter sucesso na comercialização de grãos, o produtor rural precisa ser analítico para não agir por impulso, principalmente quando os preços dos produtos agrícolas aumentam e todos começam a vender o mesmo item para aproveitar o momento. Nesse cenário, se a oferta for maior que a demanda, os preços voltam a cair. Por isso, é essencial ter cautela e acompanhar a variação  dos grãos no mercado, os fatores econômicos e a bolsa de valores, por exemplo.

 

Além disso, é importante ficar de olho nos principais países produtores e avaliar as diversas formas para obter maior rentabilidade na comercialização de grãos, sempre procurando o momento certo para vender seu produto. Veja abaixo as principais operações para a venda de grãos.

  • Barter

Na negociação Barter, produtores rurais e empresas de insumo fecham um acordo de troca de bens, ou seja, o produtor fornece o produto agrícola e, em troca, obtém o insumo da empresa. Esse tipo de negociação é bem difundida no meio agrícola e não envolve nenhum acordo monetário, sendo realizado por meio da Cédula de Produto Rural (CPR).

 

Mas, quais são os benefícios para o negócio rural? Por não envolver dinheiro, o acordo precisa ser benéfico para ambas as partes, fazendo que os produtos trocados gerem valor para produtores e também empresas, ampliando os meios de comercialização do empreendimento rural.

  • Hedge

Outra opção é o hedge, uma prática de proteção financeira contra as oscilações de preços, que reduz  os riscos ocasionados pela variação considerável  de um ativo ou commodity. Nesse termo, os preços são fixados, chamado de operação a termo.

 

Nessa operação, os produtores têm mais garantias em relação aos riscos que ocorrem  do período de plantio até a colheita e não tem grandes prejuízos se os preços dos produtos agrícolas caem. Contudo,  ao fazer o hedge em determinado período e, ao final do contrato, o valor por saca da commodity aumentar, o produtor deixa de ganhar em comparação com a venda à vista.

  • Venda a fixar

Mesmo sendo pouco utilizada no campo, a venda a fixar é uma modalidade em que o comprador antecipa o pagamento e corre juros até a entrega do produto agrícola. O montante que sobra entre o valor antecipado e o juros é a remuneração do produtor. É preciso ter cautela ao utilizar esse tipo de negociação, principalmente por não retornar grandes lucros.

  • Plataformas digitais

Sim,  é possível vender os produtos agrícolas pelas plataformas digitais e lucrar com isso. Com a digitalização, existem diversas plataformas especializadas em compra e vendas de produtos rurais, em diversas modalidades, para que o produtor possa firmar parcerias dentro e fora da sua região. Para escolher a melhor plataforma, é importante pesquisar os seus diferenciais, como elas ajudam o negócio e o mercado em si.

 

Além destas modalidades apresentadas, temos também a Bolsa de Mercadorias e Futuras (BM&F), que é uma excelente opção de comercialização de grãos.

 

Como a BM&F ajuda na comercialização de grãos?

 

Ligado à bolsa de valores, a Bolsa de Mercadorias e Futuras (BM&F) é voltada para contratos futuros de commodities. Com isso, traders de todo mundo especulam na bolsa esperando alcançar grandes vencimentos. Além disso, acompanhar a cotação das commodities é essencial para produtores rurais que desejam proteger os seus produtos contra as variações bruscas de mercado.

 

Atualmente é possível negociar ativos como milho, café arábica, boi gordo e outros produtos na BM&F BOVESPA, conhecida atualmente como Brasil, Bolsa e Balcão (B3). A principal vantagem de operar na B3 é a possibilidade de diversos tipos de investimento, não apenas o agropecuário, além de garantir operações seguras e transparentes, condições essenciais em qualquer negociação.

 

É preciso entender que a B3 é uma especulação e não uma modalidade de investimento, ou seja, caso a commodity valorize, o especulador irá ganhar com essa valorização, o cenário inverso também ocorre e é importante ressaltar que essa modalidade apresenta certo grau de risco.

Como comercializar grãos pelo melhor preço?

 

Ter um bom faturamento é uma das preocupações dos empreendedores rurais que precisam desse dinheiro para pagar salários, melhorar a sua infraestrutura, investir em seu negócio e crescer. Por isso, seguir boas práticas na comercialização de grãos é importante.

  • Diversificação

Assim como gostamos de ter diversas opções de pagamento quando compramos algum insumo, é essencial  também diversificar a comercialização, principalmente para não ser dependente de um único produto e evitar prejuízos financeiros. Por isso, fique sempre  informado sobre o mercado e, se for o caso, tenha um profissional encarregado dessa parte.

  • Avalie previamente

Entender os tipos de comercialização e como a sua propriedade rural pode lucrar, de acordo com a sua realidade, é importante para saber o perfil do empreendimento rural. Isso ajuda a entender como sua empresa pode agregar para os parceiros em diferentes modalidades de comercialização de grãos.

  • Acompanhe o mercado

Para saber a hora certa para vender o seu grão, não tem como fugir de acompanhar o mercado interno e externo, avaliando a oscilação dos preços das commodities, a especulação e outros fatores importantes para aproveitar o bom momento para vender e lucrar. 

 

A comercialização de grãos não é uma receita de bolo que se aplicada dará certo, é necessário conhecimento de mercado, dos tipos de comercialização e de análises dos diversos cenários para conseguir os melhores preços em seus produtos. Consulte um especialista e saiba como fazer o melhor investimento.

 

Quer saber mais sobre o agronegócio? Acompanhe as nossas redes sociais, InstagramFacebook, e fique informado. 

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES:

Suno – https://www.suno.com.br/ 

Aegro – https://blog.aegro.com.br/ 

Toro Investimentos – https://blog.toroinvestimentos.com.br/ 

MyFarm – https://www.myfarm.com.br/ 

 

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