BLOG | UNAPEL

BIOCOMBUSTÍVEIS: COMO TORNAR A ATIVIDADE AGRÍCOLA MAIS SUSTENTÁVEL?

biocombustível

Com a evolução de práticas e ferramentas, produtores rurais têm à disposição recursos para tornar a atividade agrícola mais sustentável, como a adoção de biocombustíveis. Veja abaixo!

 

Com o crescimento do agronegócio, pautas como a sustentabilidade, a utilização dos recursos hídricos e os impactos da atividade agrícola na fauna e flora também têm crescido, principalmente em cenários de crise hídrica e de escassez de água, levantando discussões sobre como tornar as práticas agrícolas mais verdes.

 

Além disso, com o aumento da utilização de máquinas no campo, uma das alternativas de sustentabilidade é a adoção de biocombustíveis na fazenda, que é derivado de biomassa renovável e substitui parcial ou totalmente o emprego dos combustíveis fósseis. No agro, com a modernização do próprio maquinário, já é possível incrementar o combustível de biomassa no cotidiano do empreendimento rural.

 

Com o fortalecimento do mercado de biocombustíveis, o setor de máquinas agrícolas já está atento para incorporar em seus equipamentos sem prejudicar o desempenho e a produtividade do maquinário. Neste artigo, vamos discutir sobre os biocombustíveis, o que são, suas vantagens e um panorama do cenário no Brasil e no mundo, além das aplicações em máquinas agrícolas.

 

O que são biocombustíveis?

 

Para adentrar sobre o tema, é importante falar sobre o que são os biocombustíveis e o que difere ele do combustível “normal”. Os biocombustíveis são compostos de matéria vegetal e, por isso, não são fossilizados como os combustíveis comuns, além de apresentarem uma gama diversificada, como o etanol, biodiesel, biogás, biometanol e biomassa, feitos a partir de espécies vegetais diferentes.

 

Além disso, sua composição pode ser derivada de produtos agrícolas, como milho, cana-de-açúcar, trigo, celulose e fibras vegetais da madeira, espécies vegetais de crescimento acelerado ou modificação genética de árvores. Este é um mercado que está em ascensão e que incorpora novas tecnologias que permitem inovar os produtos e oferecer uma melhor qualidade.

 

Os biocombustíveis são renováveis, possuem um ciclo neutro de carbono e também são livres de poluentes, como o enxofre. Além de contribuírem para uma menor emissão de gases na atmosfera, ainda ajudam a capturar o dióxido de carbono, sendo uma opção mais sustentável.

 

Quais são as principais vantagens dos biocombustíveis?

 

Além de serem alternativas sustentáveis que evitam a emissão de gases poluentes na atmosfera, os biocombustíveis também possuem vantagens para os consumidores. Veja abaixo os principais benefícios:

  • Diminuir a dependência energética

Além dos combustíveis fósseis serem mais poluentes, eles  não são renováveis. Por isso, é importante incluir os biocombustíveis em veículos e máquinas agrícolas, diminuindo a dependências dos combustíveis fósseis, além de também tentar frear os gastos com abastecimento, principalmente por conta do aumento dos preços dos combustíveis.

  • Oportunidade para o produtor

Os combustíveis à base de grãos têm ganhado relevância no mercado. No Brasil, 70% da produção de biodiesel tem em sua composição o óleo de soja e isso indica que esse mercado tende a crescer, gerando mais oportunidades para produtores rurais e se tornando uma boa opção para gerar renda.

  • Tecnologia agregada

A evolução das formas de obter biocombustíveis permite que todos saiam ganhando. Com o aprimoramento tecnológico, os combustíveis de biomassa passam a agregar valor e melhorar sua qualidade e diversidade de composição, gerando mais empregos, mais sustentabilidade, movimentando setores da economia e melhorando a distribuição de matriz energética para localidades mais afastadas dos pólos urbanos.

 

Qual o panorama do mercado de biocombustíveis?

 

Com a ampliação da oferta de biocombustíveis do Brasil, 20% do consumo do setor de transporte já emprega os combustíveis renováveis e a tendência é crescer ainda mais, principalmente com os bons números alcançados pelo setor em 2020, destacando o Brasil como produtor e consumidor.

 

No ano passado, foram gerados R$650 milhões em volume financeiro provenientes da negociação de 14,9 milhões de CBios, mercado de créditos de descarbonização, ou seja, cada CBio corresponde a uma tonelada de emissões de gás carbônico reduzida na atmosfera.

 

O etanol, principal biocombustível do Brasil, coloca o país como o maior produtor de bioenergia no mundo a partir da cana-de-açúcar, produzindo 34 bilhões de litros de etanol, em 2020. O etanol produzido a partir do milho também ganhou destaque no mercado, com crescimento de 84% em 2020.

 

Outro importante incentivo para o crescimento da produção de biocombustíveis é o Projeto de Lei 1873/21 que incentiva a pesquisa, produção e consumo de combustíveis a base de vegetais avançados no Brasil. Esses biocombustíveis avançados contemplam produtos de baixa emissão de gases de efeito estufa na produção e são a base de culturas ricas em celulose.

 

Dessa forma, o Programa Nacional dos Combustíveis Avançados Renováveis irá fortalecer o setor e ainda trará incentivos fiscais e linhas de crédito especiais em bancos públicos para financiar a pesquisa, produção e comercialização, sendo mais um passo do Governo Federal para abrir mais oportunidades de crescimento deste mercado.

 

Os biocombustíveis no setor agrícola

 

Com o aprimoramento de técnicas e introdução de novas tecnologias para solucionar os desafios do setor agrícola, o agro vai ganhando destaque no cenário atual. Contudo, é importante sempre introduzir novas tendências para suprir necessidades emergentes. Em relação aos combustíveis utilizados, o óleo diesel é o único utilizado em tratores e outras máquinas agrícolas.

 

Contudo, sabemos que o óleo diesel possui aditivação e misturas, como o biodiesel, que se concentra em uma mistura de 12%. Ainda sim, as montadoras estão atentas para introduzir novas fontes de energia, pensando na diversificação, como o biogás, que também já é difundido no meio agrícola. 

 

Atenta às novas demandas, a New Holland, parceira Unapel, tem um programa voltado para o uso de novas tecnologias, a Clean Energy Leader, para suas máquinas agrícolas. Em 2013, a marca apresentou os primeiros tratores movidos a metano. Em 2018, pela primeira vez no Brasil, foi lançada uma nova linha de tratores a base de biometano, fornecendo aos consumidores a independência de combustíveis fósseis.

 

A New Holland utiliza uma avançada tecnologia em seu trator conceito, consolidando a expertise da marca no mercado e também diversificando as fontes de energia, sem deixar de lado a produtividade, eficiência e a baixa emissão de gases.

 

Com o fomento dos biocombustíveis, o setor agrícola tem muito o que avançar em relação à sustentabilidade, incorporando no cotidiano das fazendas e permitindo uma atividade agrícola mais limpa e renovável, com menor dependência dos combustíveis fósseis.

 

Quer saber mais sobre o agronegócio? Acompanhe as nossas redes sociais, InstagramFacebook, e fique informado. 

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES: 

Grupo Cultivar – https://www.grupocultivar.com.br/home

Governo Federal – https://www.gov.br/pt-br

Agro Bayer – https://www.agro.bayer.com.br/ 

Ecycle – https://www.ecycle.com.br/ 

Mais Artigos

Custos de produção agrícola: quais os desafios no campo?

Na atualidade, um dos principais desafios para os produtores rurais é saber controlar os custos de produção agrícola, principalmente frente ao aumento dos preços dos insumos e a comercialização dos produtos. Realizar um controle assertivo

O que esperar da safra de grãos 2023/2024?

A medida que os produtores rurais avançam na colheita de grãos, seja se planejando para essa etapa ou dando início a operação, o mercado começa a colher as primeiras projeções e expectativas para a safra

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rua Arlindo Gomes Branquinho, 1399
+55 38 9961-4980
contato@unapel.com.br

ST Q.1 – T. L 1.5 – Jardim Panorâmico Setor Ind. II
+55 61 9619-1130
contato@unapel.com.br

Avenida Dr. Lamartine Pinto Avelar, 1776
Loteamento Vila Chaud
+55 64 9918-8897
contato@unapel.com.br

Rua Paulo Rogerio da Silva, 521
Setor Norte
+55 61 9902-1032
contato@unapel.com.br

Olá, Como posso te ajudar?