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O que esperar do mercado de hortifrúti em 2022?

Rico na produção de frutas e hortaliças, o Brasil tem grande representatividade no mercado de hortifrúti, interna e externamente. Mas como anda o crescimento deste setor? Acompanhe as principais perspectivas para 2022.

 

Você já parou para pensar o que compõe as refeições dos brasileiros hoje em dia? Apesar da alimentação básica, como arroz, feijão e a inserção de proteínas, os hábitos do consumidor  também passaram por mudanças, com maior introdução de frutas e hortaliças.

 

O que comprova isto é um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP), em 2020, que mostrou um crescimento no setor de hortifrúti de 40,2% para 44,6% de adeptos no mesmo ano. Foram ouvidos mais de 10 mil voluntários, para mapear os estudos em alimentação e saúde do país.

 

Mas, se os  consumidores  mudaram os hábitos e introduziram no cardápio alimentos mais saudáveis, aumentando a ingestão de frutas e hortaliças, o que isso muda para o mercado de hortifrúti? A resposta é que muda tudo, produção, demanda e comercialização.

 

Por isso, os produtores devem estar atentos para acompanhar as mudanças do mercado e aproveitar o momento de transformação nos hábitos de consumo.

 

Neste artigo você verá as principais análises para o mercado de hortifrúti em 2022, com perspectivas de mercado, e o que mudou no perfil do consumidor que beneficia este mercado. Além disso, você verá os principais números de 2021 relativos ao setor.

 

Como os hábitos alimentares expandiram o mercado de hortifrúti?

 

Com o isolamento social, muitos brasileiros passaram a ficar mais tempo em casa e, consequentemente, adaptaram seus hábitos alimentares. A preocupação com o bem-estar também cresceu e as pessoas passaram a ver a alimentação como uma forma de fortalecer sua saúde.

 

Estas são as mudanças apontadas pela pesquisa NutriNet Brasil, que mostrou o aumento no consumo de frutas e hortaliças por parte dos brasileiros. Com isso, o perfil do consumidor se tornou mais seletivo com os alimentos que ingere.

 

Outra pesquisa também reforça esta mudança no perfil. Segundo os dados da Produce Marketing Association no Brasil, a preocupação com a segurança alimentar também aumentou. Cerca de 80% dos consumidores estão atentos ao tema.

 

Com isso, as estratégias para produtores rurais no mercado de hortifrúti também mudaram. Afinal, é preciso incorporar estas alterações na rotina produtiva e isso impacta a produção de alimentos.

 

No próximo tópico você verá a expansão do mercado de hortifrúti no Brasil e quais as oportunidades geradas para quem produz. 

 

Qual o panorama do mercado de hortifrúti em 2021?

 

O Brasil possui uma grande variedade na produção de frutas e hortaliças, o que coloca o país como um grande destaque na produção de alimentos. Para aproveitar a onda positiva do mercado de hortifrúti, os produtores rurais devem estar atentos tanto à demanda externa, quanto à interna. 

 

Além disso, devem analisar como comercializar os seus produtos, sempre preservando a qualidade de frutas e hortaliças. Por isso, antes de falar das perspectivas deste ano, você irá conferir o panorama do setor em 2021:

  • Exportação termina o ano positivamente

Limão, mamão, manga e melancia são o exemplo de frutas que fecharam o ano de 2021 com saldo positivo. O que motivou esta balança comercial positiva foi o aquecimento da demanda internacional pelos produtos brasileiros.

 

Além disso, ajudou a balancear a queda do hortifrúti na demanda interna, que foi ocasionada pelo aumento da inflação e a diminuição do poder de compra pelo consumidor, de acordo com os dados levantados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

  • Menor área de produção

O aumento nos custos de produção foi um dos impeditivos para frear o investimento na área em 2021. Segundo o Cepea, algumas culturas chegaram a ter resultados 3,7%, se comparadas a 2019, em área destinada para hortaliças frescas. 

 

Contudo, algumas culturas foram na contramão desta redução. É o caso da batata e tomate, que conseguiram expandir a área plantada. Em se tratando de frutas, o investimento no mercado interno foi mais cauteloso, tendo a maçã e o melão como frutas de destaque no acréscimo de área comparado com 2022.

  • O clima foi um fator limitante para as culturas

Em 2021, a ocorrência de eventos climáticos extremos e a estiagem em algumas regiões do país afetaram a produtividade de muitas culturas. No setor de hortifrúti, a citricultura foi particularmente afetada pela seca.

 

Além disso, as geadas prejudicaram a produtividade da batata e do alface nas regiões produtoras localizadas no Sul e Sudeste do Brasil. Já as frutas tiveram grandes perdas na  qualidade, um fator crucial que é levado em consideração pelos consumidores.

 

Como será o mercado de hortifrúti em 2022?

 

Para acelerar o crescimento da comercialização de hortifrúti, o produtor rural deve conhecer o mercado e a demanda pelo seu produto, além de alinhar isso às características da sua região, tipo de solo, clima e muito mais. 

 

Por isso, neste tópico você verá as perspectivas para cada fruta e hortaliça para a safra 21/22, de acordo com os dados levantados pela Cepea no anuário Hortifrúti Brasil 21/22:

  • Batata

A safra das águas 21/22 deve cobrir uma área menor em comparação com anos anteriores, atingindo principalmente a região Sul do Brasil. O cenário é bem distinto no Cerrado Mineiro, que se prepara para aumentar o plantio de água em até 7,6%. 

 

Como em 2021 tivemos um excesso da oferta da batata, neste ano o produtor rural pode esperar uma redução no plantio para segurar o preço do alimento e continuar com a rentabilidade positiva que perdura desde o ano passado.

 

Em se tratando de mercado, a indústria de pré-fritas vem crescendo no Brasil e, com isso, a área voltada para esta indústria deve crescer no mesmo ritmo que em 2021, cerca de 11%. 

  • Tomate

Desde 2018 o plantio de tomate vem perdendo fôlego na produção  voltada para a indústria. No ano passado, a queda começou a ser revertida e foi possível ter um aumento de 5% na área do tomate. 

 

Contudo, este ano a expectativa é de uma forte retomada no crescimento da área. Além disso, na safra 21/22, os custos de produção em algumas regiões servem para desestimular os produtores rurais na plantação de tomate. 

  • Banana

Da mesma forma que os custos com a produção afetaram diversas culturas, com a banana não foi diferente. Em 2021, os custos foram acentuados em diversas regiões brasileiras, mesmo com a valorização das frutas.

 

Em 2022, estes custos também se mantêm elevados e, com isso, obriga que o produtor rural procure alternativas para economizar. Além disso, para este ano espera-se que as exportações de banana para o Mercosul e União Europeia se mantenham positivas, seguindo o ritmo de crescimento dos anos anteriores.

  • Laranja

A preocupação climática também  é responsável por mitigar os investimentos na cultura de laranja. Somada à baixa produtividade da safra 21/22, os produtores rurais tiveram uma substancial queda na rentabilidade.

 

Contudo, a demanda segue aquecida e, por isso, pode-se ver uma boa produtividade para retomar o armazenamento da fruta. Em se tratando de preço, a laranja atingiu recordes nos valores e deve seguir devido ao desequilíbrio na oferta e demanda. 

  • Mamão

Segundo o Cepea, é esperado um volume menor de colheita do mamão em 2022, mantendo as cotações em patamares mais altos. A área também não deve crescer devido aos custos que coíbem os investimentos.

 

Se confirmar uma boa retomada da economia ao longo deste ano, pode-se esperar investimentos maiores na cultura, mas o cenário ainda é incerto. Se o mercado doméstico não está muito positivo, o internacional segue na contramão.

 

Em 2021, as exportações de mamão surpreenderam os produtores, com aumento de 17%. Se 2022 seguir por este caminho, motivado pela demanda na Europa, as exportações devem seguir em ótimas projeções.

 

Como você viu, os investimentos no mercado de hortifrúti seguem ainda cautelosos, dependendo do bom clima e dos produtores se recuperarem dos aumentos de custos e dos climas adversos que afetam muitas culturas.

 

Contudo, as análises mostram que o cenário é positivo ao longo de 2022. Para saber mais sobre o contexto de outras frutas, leia o anuário Hortifrúti Brasil 21/22

 

Como continuar comercializando suas frutas e hortaliças?

 

As novas possibilidades de comercialização voltados para o mercado de hortifrúti tem estimulado os produtores e os aproxima de seus consumidores. Agora, é possível vender frutas e hortaliças online, alcançando compradores em diversos estados.

 

Além disso, as feiras também são uma ótima estratégia para o escoamento dos produtos, atraindo agricultores tradicionais e novos. O consumo de produtos locais também cresce no Brasil.

 

Com isso, os consumidores recebem produtos frescos, de alta qualidade e derivados de uma produção mais sustentável, se caracterizando também como uma venda direta. 

 

Esta é uma alternativa para os consumidores comprarem com preços melhores, principalmente aqueles preocupados com a segurança alimentar e com a produção dos alimentos.

 

Para os produtores também é uma forma positiva, já que diminui os gastos com a logística, vendendo localmente, reduz perdas com o deslocamento, e é uma  alternativa viável para agricultores familiares.

 

Conclusão

 

Neste artigo você conheceu as perspectivas voltadas a produção, desafios e comércio no mercado de hortifrúti, mais especificamente da laranja, tomate, batata, mamão e banana. Além disso, viu o panorama deste setor em 2021. 

 

Por último, conheceu as formas de comercialização de frutas e hortaliças que tem aproximado produtores e consumidores, utilizando a tecnologia e o bom relacionamento com parceiros para trazer mais rentabilidade para os negócios rurais.

 

Se você quiser acompanhar mais informações sobre mercado, comércio e demais culturas, acompanhe o blog da Unapel. Veja conteúdos semanais e atualizados para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes do agronegócio.

 

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Estagiária Thais Moreira*

*Sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES:

 

Hortifruti Brasil – https://www.hfbrasil.org.br/br/ 

Cepea – https://www.cepea.esalq.usp.br/br 

G1 – https://g1.globo.com/

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