Saiba como o novo sistema de pagamento pix pode beneficiar e facilitar as negociações no seu empreendimento rural. Conheça as utilidades práticas que o programa possui!
O PIX é o novo sistema de pagamento instantâneo anunciado pelo Banco Central e que entrou em vigor no final de 2020. Com ele, é possível fazer transações 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem o pagamento de tarifas ou taxa por transferência bancária, facilitando a gestão e o caixa de muitos empreendimentos, incluindo os rurais.
Praticidade, instantaneidade e economia são alguns dos adjetivos que podemos descrever o sistema de pagamentos PIX, que chegou para revolucionar as transações digitais. Mas, você sabe quais as utilidades práticas que ele possui para o agronegócio?
Com o PIX, o produtor rural recebe, paga suas contas e transfere dinheiro, tudo de forma rápida e segura, sem esperar o dia seguinte para a efetivação das transações. Com isso, o empreendimento rural pode dar mais um passo na inovação tecnológica, agora voltada para o setor financeiro do seu empreendimento rural.
Mas não para por aí! Neste post, vamos discutir sobre o panorama geral do PIX, bem como as vantagens desse novo sistema de transações digitais para o agro brasileiro. Leia até o final!
Como funciona o PIX?
De forma simples e rápida, os produtores rurais conseguem comprar insumos e receber de seus parceiros, sem precisar estar com dinheiro em mãos ou aguardar a compensação do pagamento, como no caso das transferências, depósitos bancários ou mesmo o pagamento via cartão de crédito ou débito. O PIX funciona de forma digital, por meio dos dispositivos móveis de forma simples e intuitiva.
O primeiro passo é cadastrar chaves em sua instituição financeira de preferência, como o número de celular, CPF ou CNPJ, e-mail ou outra aleatória que é gerada pelo banco, para receber os pagamentos e começar a fazer transações financeiras. Além disso, você consegue pagar através do QR code ou pelo PIX copia e cola. Em qualquer uma dessas opções, o pagamento leva no máximo 1 minuto. Não é simples?
Quais as vantagens de utilizar o PIX na sua fazenda?
Agora que já sabemos como o PIX funciona, a pergunta que fica em mente é: como o PIX vai ajudar o meu empreendimento rural? Vamos falar sobre algumas vantagens práticas do novo sistema de pagamento e o por quê você deve adotar agora mesmo. Veja abaixo.
-
Pagamentos mais dinâmicos
Há 5 anos, imaginar que poderíamos receber ou pagar de forma instantânea, com a compensação do dinheiro em conta em poucos segundos, sem horário limite para fazer as transferências bancárias poderia parecer um sonho, mas com PIX isso é possível. Agora, os produtores rurais encontram essa facilidade na palma da mão, através do celular.
Com isso, os pagamentos se tornam mais dinâmicos e práticos, pois com apenas uma chave é possível receber e transferir dinheiro sem precisar de cadastrar contatos e preencher dados bancários. Em alguns aplicativos de banco, já é possível salvar o histórico de chaves para facilitar pagamentos futuros para a mesma pessoa.
-
Maior competitividade
De acordo com dados do Governo Federal, em janeiro deste ano, com apenas dois meses de operação, o PIX já somava mais de 133 milhões de chaves cadastradas nas mais diversas instituições bancárias, sendo utilizado principalmente por pessoas físicas.
Com tantas pessoas aderindo ao novo método de transferência bancária, oferecer essa forma de pagamento se torna um diferencial em seu negócio, facilitando as transações saindo à frente da concorrência.
-
Sem deslocamento
É comum, em algumas áreas mais distantes dos centros urbanos, a necessidade de se deslocar para pagar uma conta, fazer alguma transação na agência ou bancos físicos, o que acaba complicando e atrapalhando a rotina do produtor rural, que precisa parar o seu trabalho para resolver as pendências financeiras.
O PIX, por funcionar de forma simples e sem sair de casa, possibilita mais liberdade geográfica ao produtor, já que basta uma boa conexão com a internet para fazer a transação digital.
-
Facilita o fluxo de caixa
Você já se sentiu perdido em relação à gestão financeira do seu empreendimento rural? Já ficou sem dinheiro em espécie para realizar um pagamento ou dar de troco? Situações como essa são muito comuns, mas o PIX também resolve esse gargalo financeiro. Como vimos, você não precisa estar com o dinheiro em mãos para fazer as transações.
Com isso, o seu fluxo de caixa também se torna dinâmico, facilitando a gestão, já que o dinheiro cai imediatamente na conta sem a necessidade de esperar o prazo de compensação dos bancos. Além disso, é possível fazer a consulta do histórico de transações para manter seu controle financeiro organizado. Se você mantém outro sistema de gestão financeira na sua fazenda, basta repassar as informações para manter o funcionamento sincronizado.
-
Diminua seus custos
Quem é adepto das formas de transferência bancária, como TED e DOC, deve saber que elas são tarifadas a cada transação, gerando um custo significativo caso sejam feitas muitas vezes durante o mês. No sistema de pagamento do PIX, esses valores não são cobrados para pessoas físicas, diminuindo, e muito, os custos com as transações digitais.
Para pessoas jurídicas, as taxas das transações variam de acordo com as definições das instituições financeiras participantes, pois elas podem optar por não cobrar, como é uma prática do Nubank. De toda forma, mesmo cobrando, o Banco Central afirma serem taxas menores que os valores cobrados em transações tradicionais, segundo o blog do Nubank.
O PIX chegou para facilitar a vida de muitos brasileiros, principalmente os produtores rurais que possuem rotatividade financeira em sua fazenda e precisam do dinheiro de forma imediata. Mesmo estando sem internet, o produtor rural consegue gerar o QR Code para continuar recebendo.
De acordo com informações divulgadas pelo Summit Agro, o Banco Central estuda atualizações do sistema que objetivam dinamizar ainda mais a forma de movimentação do dinheiro, principalmente no que diz respeito ao pagamento offline, consolidando a transformação digital.
Para não perder notícias sobre o agronegócio brasileiro e saber como aumentar o desempenho da sua propriedade rural, cadastre-se em nossa newsletter e receba as informações em sua caixa de e-mail. Além disso, acompanhe o nosso blog e siga as nossas redes sociais, Instagram e Facebook.
Por Thais Rodrigues*
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi
FONTES:
Summit Agro – https://summitagro.estadao.com.br/
Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/
Agrolink – https://www.agrolink.com.br/
Agroshow Digital – https://digital.agrishow.com.br/
CHBAgro – https://blog.chbagro.com.br/