Faça seu login

Esqueceu a senha?Fazer Cadastro
Intranet Webmail Trabalhe Conosco Emissão de Boleto
Olá, visitante. Entrar Cadastre-se

COMO ESCOLHER O TRATOR IDEAL: 5 DICAS PARA FACILITAR SUA DECISÃO

12Jun

Atualmente, com a  implementação da mecanização no agronegócio e o uso de novas tecnologias no campo, encontramos no mercado diversos modelos de tratores com funcionalidades que prometem facilitar a vida do produtor rural.
 
Contudo, antes de comprar um equipamento agrícola o agricultor deve conhecer as necessidades do seu negócio para facilitar a escolha do equipamento e, dessa forma, fazer um bom investimento.
 
Neste artigo, você conhecerá os benefícios dos tratores no campo e o passo a passo completo para fazer a escolha de seu trator de forma simplificada e com uma ótima relação custo/benefício. Além disso, vamos abordar as funcionalidades de cada trator, de acordo com o seu porte.
 
 
Quais são os portes dos tratores e como decidir?
 
Os veículos agrícolas visam mecanizar tarefas agrícolas e trazer alto desempenho para o campo. Atualmente, os tratores possuem uma tecnologia desenvolvida por grandes empresas para realizar múltiplas tarefas como arar, plantar, colher e outras funcionalidades.
 
No mercado, encontramos basicamente 3 tipos de portes de tratores, o pequeno, o médio e o grande, que servem para atender às necessidades específicas do campo e possuem características distintas. Veja a seguir os portes das máquinas e suas funcionalidades.
 
Os tratores pequenos servem para qualquer tipo de propriedade, já que são equipamentos multifuncionais, versáteis e econômicos. A média desses tratores está em cerca de 55 a 100 cv de potência e são perfeitos para o dia a dia das propriedades.
 
Se você procura um trator que serve tanto para tarefas rotineiras quanto para tarefas mais árduas, sem perder sua potência e desempenho, os tratores de médio porte são perfeitos para o trabalho. Esse maquinário oferece mais funcionalidade se comparado aos tratores de pequeno porte, como a capacidade do sistema hidráulico e da transmissão.
 
os tratores de grande porte são feitos para o trabalho pesado nas fazendas e devem ser comprados com certa cautela, já que seus custos de manutenção são maiores comparado aos outros e podem se tornar inviáveis se o negócio não tiver um bom rendimento. Por isso, é necessário fazer um bom gerenciamento e pensar nos prós e contras antes de adquirir uma máquina deste porte.
 
 
Benefícios dos tratores no campo
  1. Maior agilidade
Com a introdução das máquinas no campo, uma atividade que levaria semanas pode ser feita em alguns dias de forma mecanizada. Com isso, o produtor otimiza seu tempo e pode executar outras tarefas essenciais para a manutenção do negócio.
 
  1. Melhor controle de todo o processo
O uso de máquinas e da tecnologia permitiu que o produtor tenha maior controle de todo o processo de produção, desde a quantidade necessária de fertilizantes e sementes na área plantada, até a colheita de produtos de qualidade com taxas de amassamento mínimas.
 
  1. Aumento da produtividade
 
De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o implemento de máquinas agrícolas auxiliaram no aumento da produtividade, em plantações de soja, milho, arroz e feijão. Gerando o crescimento mínimo de 30% nos últimos 11 anos, segundo informações veiculadas no jornal O Tempo.
 
 
Saiba agora como escolher sua máquina ideal
 
Como sabemos, a vinda da mecanização para o campo estimulou que produtores adaptassem seus negócios para incluir esse importante equipamento. Assim como escolher um veículo demanda avaliar os prós e contras, decidir por um modelo de trator não é uma tarefa fácil, é preciso analisar custos, ganhos, funcionalidades e potência para que a máquina possa atender perfeitamente às suas necessidades.
 
Porém, o que muitos ainda não sabem é como comprar o trator ideal em meio a variedade de modelos e marcas existem atualmente. Para auxiliar o agricultor nesta importante tarefa, separamos 5 dicas que devem ser analisadas na hora de comprar seu trator.
  1. Conheça a demanda da propriedade
 
Antes de olhar modelos e marcas, é preciso entender bem a demanda da sua propriedade rural. Saber quais são as necessidades do campo irá facilitar na hora de escolher o porte do veículo que o empreendimento precisa.
 
Saiba quais atividades agrícolas o trator irá trabalhar, quais as tarefas diárias que precisam ser executadas e o tipo de trabalho que será feito. Ter em mente essas informações, irá favorecer ao decidir pelo tipo e porte do trator. Não compre nenhum maquinário antes de entender se realmente você precisa dele, isso evita um investimento desnecessário e você pode utilizar o dinheiro para aplicar em outras necessidades.
 
  1. Observe a potência do motor
 
Após saber da necessidade, outro passo é observar se a potência do motor é suficiente para aguentar o trabalho a ser realizado. Para isso veja as condições de solo e o tipo de cultura que você empregará o trator.
 
Escolher maquinários versáteis e que apresentam potências variadas facilita o desempenho no campo, já que a máquina precisa acompanhar a sua realidade. Além disso, tratores multifuncionais garantem a produtividade e o alto desempenho.
 
  1. Analise o torque
 
A força do torque também é um dos fatores de análise dos tratores. O torque é responsável por fazer o veículo sair da inércia, sendo medido por quilograma-força metros. Com isso, você sabe exatamente quantos quilogramas o trator aguenta carregar por cerca de 1 metro.
 
  1. Fique atento à transmissão do motor
 
Com a modernização dos tratores, as empresas têm desenvolvido tecnologias capazes de tornar esses equipamentos mais adaptáveis a diversas atividades do campo, que apresentam demandas específicas e com isso uma necessidade de velocidade diferente.
 
É o caso da transmissão do motor, que é responsável pela velocidade desempenhada durante todo trabalho. Ao escolher, verifique se o trator possui diferentes níveis de velocidades e se elas atendem à sua demanda.
 
  1. Fique de olho na tração
 
Nos tratores comercializados atualmente, podemos encontrar a tração nas duas ou quatro rodas, bem como a tração dianteira. Esse tipo de informação ajuda a saber para quais tipos solos o trator é indicado, a aderência dele, bem como a inclinação do terreno o trator atua de maneira adequada.
 
Com essas dicas, podemos perceber que a escolha do trator deve ser feita de maneira consciente e levando em conta as necessidades de cada empreendimento rural. Além disso, veja se o custo/benefício que o trator garante é o ideal para você.
 
Para não perder dicas e notícias sobre o agronegócio, acompanhe a UNAPEL nas redes sociais. Caso queira um atendimento especializado  com profissionais, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.


Por Thais Rodrigues* 
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

FONTES:
Summit Agro Estadão - https://summitagro.estadao.com.br/
Aegro - https://blog.aegro.com.br/
Jornal O Tempo - https://www.otempo.com.br/