Faça seu login

Esqueceu a senha?Fazer Cadastro
Intranet Webmail Trabalhe Conosco Emissão de Boleto
Olá, visitante. Entrar Cadastre-se

COMO REGULAR UMA PLANTADEIRA: APRENDA AS PRINCIPAIS TÉCNICAS

05Jun

O trabalho no campo consiste em muitas etapas até chegar à mesa do consumidor, planejar a colheita, comercializar os produtos, adubar, preparar o solo e utilizar técnicas e equipamentos para auxiliar o produtor rural na produtividade do empreendimento agrícola.
 
Por isso, é fundamental gerenciar todas essas etapas corretamente para não ter gastos desnecessários e obter lucros. Porém, o que muitos donos de propriedades rurais se esquecem é de verificar seu maquinário, evitando assim qualquer dano no equipamento e atrasos na hora de colher.
 
A semeadura é um dos fatores que afeta negativamente a lucratividade da lavoura quando é realizada de maneira incorreta ou quando falta planejamento. De acordo com o Jornal Dia de Campo, a falta de uma boa organização na hora de semear afeta cerca de 10% da cultura, dependendo do que se planta.
 
Para auxiliar o produtor rural nesta atividade essencial para a durabilidade do negócio, reunimos a importância de realizar uma regulagem da plantadeira e as boas práticas que se deve ter ao realizar o procedimento.
 
 
Você conhece a importância de realizar a regulagem da plantadeira?
 
No campo, realizar uma boa colheita é essencial para a lucratividade do produtor, por isso é sempre bom investir uma parte do dia verificando as máquinas e realizando pequenos reparos antes de começar a semear, para evitar problemas futuros.
 
Máquinas mal reguladas podem afetar diretamente a produtividade da sua colheita, atrasar o plantio, gerar maior surgimentos de plantas duplas e má germinação, tudo o que o produtor deve evitar.
 
Além disso, dispor de maquinários e equipamentos agrícolas certos para o seu tipo de negócio trará um alto desempenho e economia para os agricultores. Para além das máquinas do campo, a manutenção é outro fator importante na colheita.
 
Veja agora as principais práticas para realizar uma regulagem correta na plantadeira e evitar dores de cabeça futuras.
 
6 dicas para realizar a regulagem da plantadeira de forma eficaz:
  1. Inspecione todo o maquinário
Como dito anteriormente, checar todas as máquinas antes de começar evitará futuros problemas e possíveis atrasos no planejamento, com a plantadeira não é diferente. Inspecione tanto a parte externa quanto a interna do equipamento e perceba se há peças danificadas ou deterioradas que precisam de reparos.
 
Outro fator importante é lavar regularmente a máquina. Por estar em contato com o solo, a plantadeira pode carregar sujeiras, fertilizantes de outras plantações e até mesmo doenças de safras anteriores que podem afetar a colheita atual.
 
Por isso, lave antes e depois de qualquer procedimento com água e sabão neutro e seque bem a máquina, para evitar a corrosão de equipamentos pelo acúmulo de água.
 
  1. Realizar o nivelamento da plantadeira
 
Antes de começar o cultivo, é necessário checar se a plantadeira está bem nivelada, para que a semente seja depositada no solo e evite que as mesmas fiquem superficiais ou muito profundas, afetando a colheita.
 
Quando uma plantadeira está desnivelada, as sementes podem começar a brotar e morrer, devido à superficialidade no solo ou nem germinar, é o caso de sementes muito profundas, causando prejuízos para o agricultor.
 
Por isso veja se todos os carrinhos estão alinhados longitudinal e transversalmente. Caso você verifique que está desnivelado, faça reparos na pressão das molas e nos discos de corte.
  1. Escolha do disco de semeadura
 
Além dos fatores citados acima, a escolha do disco de corte é importante para a colheita. Não adianta limpar o equipamento e nivelar a máquina se os discos de corte não estiverem corretos.
 
No mercado, você encontra algumas variedades de discos, entre alveolados e pneumáticos, e anéis. Para escolher corretamente, leve em conta o tamanho da semente e a função da cultura.
 
Para escolher o disco ideal, siga os próximos passos:
  1. Observe uma pequena quantidade de sementes;
  2. Escolha um dos discos de semeadura e coloque sobre uma superfície plana;
  3. Veja se os furos do disco são compatíveis com o tamanho da semente.
 
 
Ao seguir esses passos, você terá a certeza de escolher o disco certo para a semente a ser plantada.
 
  1. Regular o marcador de linha
 
A medida do comprimento do marcador é outro passo para realizar a regulagem da plantadeira, sendo feita por meio dos braços telescópicos. Para realizar esta técnica, o pneu dianteiro deve estar bem posicionado para evitar erros na distância.
 
Ao realizar o procedimento, fique atento ao número de linhas da semeadora, à distância da última linha até o disco marcado da mesma e a bitola dianteira do trator.
 
Esteja certo que realizou todos os cálculos necessários e se for preciso faça um teste para validar antes de começar de fato.
 
  1. Regulagem da profundidade
 
A profundidade do corte irá determinar o cultivo, já que uma semente com má disposição pode prejudicar toda a cadeia. Para isso, o disco de corte precisa estar bem afiado e não deve apresentar nenhum dano aparente.
 
Se o equipamento está sem utilização desde a última safra, é importante verificar a pressão das molas e o estado das peças, lubrificar os pontos importantes e ajustar a profundidade de acordo com as características da semente.
 
Antes de começar a semear, realize um teste com a plantadeira, andando com ela por cerca de 10 metros e verificando se o corte da palha está correto, bem como se a profundidade e a pressão da mola estão bem distribuídas.
  1. Taxas de adubo e sementes
 
Por último, mas não menos importante, temos a distribuição de adubo e sementes pela área plantada, que devem ser feitas corretamente para evitar uma má disposição, em que áreas fiquem mais sobrecarregadas que outras, e desperdício de insumos.
 
Para realizar a distribuição correta, é preciso saber a área de plantio e a taxa de adubo e semente por hectare.  Para conhecer mais sobre as taxas de adubo e sementes, bem como conhecer alguns critérios para plantar bem, o artigo publicado pelo Grupo Cultivar, explica os critérios que devem ser levados em consideração na hora da distribuição .
 
 
Vimos que a semeadura é um processo que consiste de várias etapas até chegar na colheita. Para obter ganhos, o produtor precisa saber e aplicar diversas técnicas para ter um ótimo plantio e, uma dessas técnicas, é fazer a regulagem da plantadeira.
 
Este processo é minucioso e precisa de atenção para ser feito corretamente. Por isso, separe um tempo específico para executar todos os detalhes acima mencionados. É importante também preservar a máquina, por isso lubrifique os principais pontos a cada 20 horas, caso necessário, faça a calibragem dos pneus e do dosador de adubo.
 
Agora que você já sabe executar a regulagem da sua plantadeira, siga nossas  redes sociais para obter dicas e informações exclusivas para o seu empreendimento rural com quem é líder do mercado.

Por Thais Rodrigues* 
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

FONTES:
Agroprecision - https://www.agroprecision.com.br/
Jornal Dia de Campo - https://www.agroprecision.com.br/
CNA Brasil - https://www.cnabrasil.org.br/
Revista Cultivar - https://www.grupocultivar.com.br/home
Canal Rural - https://www.canalrural.com.br/